Sociedade

Associação Geoparque Algarvensis apresenta candidatura em novembro

 
A Associação Geoparque Algarvensis (aUGGp Algarvensis) organizou nos dias 13 e 14 de setembro, a 1ª visita e reuniões técnicas dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, incluindo aspirantes a esta designação. A iniciativa enquadrou-se no processo de candidatura do território Geoparque Algarvensis à designação de Geoparque Mundial da UNESCO, a entregar junto da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), em novembro.

A associação diz em comunicado, que foram celebrados protocolos de cooperação com várias entidades regionais, nomeadamente: a Administração da Região Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente (ARH/APA), a Associação de Municípios do Algarve - Comunidade Intermunicipal (AMAL), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF – Algarve), a Região de Turismo do Algarve (RTA). Foram, também, celebrados protocolos com os quatro Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses (Arouca, Estrela, Naturtejo e Terras de Cavaleiros). A este propósito, a associação lembra que o Oeste Geoparque Mundial da UNESCO já havia assinado, no passado mês de abril, o protocolo de cooperação com o Geoparque Algarvensis.
 
O Açores Geoparque Mundial da UNESCO, irá formalmente assinar a parceria com o Geoparque Algarvensis, durante a realização da 17ª Conferência Europeia de Geoparques, nos dias 1 e 5 de outubro, na Islândia.
 
Quanto ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), também esteve presente, estando prevista a assinatura do protocolo, nos próximos dias. Foi possível obter o apoio de diversos parceiros.
 
 
 
O Geoparque Algarvensis recebeu ao longo de dois dias, o apoio de 32 individualidades. Estes apoios e parcerias estabelecidas visam contribuir para o reforço do dossier de candidatura, na expetativa do Algarvensis Geoparque poder vir a ser o sétimo Geoparque Mundial da UNESCO, existente em Portugal.
 
Para além das reuniões técnicas, os participantes tiveram oportunidade de participar na Festa das Tradições, em S. Bartolomeu de Messines, conhecer artesãos locais, incluindo a artesã que produziu as peças de ofertas aos visitantes (Lilia Lopes), as infraestruturas da Associação Algarvensis (sede), assim como o Info Center – Loulé do Geoparque Algarvensis, localizado no Mercado Municipal de Loulé, que foi apreciado pelos convidados. Este spot Informativo do Geoparque, foi entendido pelos convidados como um verdadeiro exemplo a seguir, na Rede Mundial de Geoparques. 
 
Foi também possível, dar a conhecer em detalhe os fatos das Marchas Populares da Aldeia da Penina, que demonstram um sentido de pertença por parte da comunidade local e na apropriação da Jazida do Metoposauros, existente na Rocha da Pena (Loulé).
 
Esta visita e reuniões técnicas por parte dos representantes dos Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, foram considerados pelos mesmos como “uma verdadeira partilha e troca de conhecimentos, princípios básicos de um verdadeiro trabalho em rede”, com a promessa da repetição desta iniciativa, em 2025.
 
Mais informação disponível em: https://geoparquealgarvensis.pt/