Ambiente

Associação de Regantes do Sotavento adjudicou estudo prévio para a construção da barragem da Foupana

Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve
Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve  
A Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, adjudicou por 391 mil euros à empresa Aqualogos Lda. e com um prazo de execução de 7 meses, o estudo prévio para a barragem da Foupana e o respetivo estudo de impacte ambiental.

Em comunicado, a associação lembra que esta barragem, que faz parte da estratégia de reforço do sistema do Sotavento (Odeleite-Beliche), desde os anos 90 do século passado, destina-se ao uso múltiplo da agricultura e do consumo urbano com um custo "muito inferior" à conduta do Pomarão e à dessalinizadora do Algarve, em Albufeira, pelo que "aportará muito mais água para Odeleite do que a produção conjunta desses outros projetos".
 
A Foupana é uma ribeira com 94 quilómetros de comprimento, nascendo no interior de Loulé perto da Cortelha, escoando para a ribeira de Odeleite próximo do rio Guadiana, no concelho de Castro Marim.
 
A associação fala de um projeto [barragem da Foupana] que terá capacidade de retenção de cerca de 50hm3 por ano, esperando que "se consiga financiamento para a sua construção e que a obra esteja pronta dentro de meia dúzia de anos".
 
Ao mesmo tempo, espera que a APA , Agência Portuguesa do Ambiente, faça o projeto e lance a obra da barragem do Alportel, 7 quilómetros a montante de Tavira, para defender a cidade das inundações e para reforço do sistema do Sotavento.
 
Os regantes falam de obras "que têm anos de atraso" e que são "a solução mais rápida e económica para o fornecimento de água na região".