No âmbito dos investimentos em curso no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais do Algarve, relativos à reutilização de água tratada, designada por ApR, teve lugar nas instalações da empresa municipal Infraquinta – Empresa de Infraestruturas da Quinta do Lago, E.M., a assinatura do contrato de fornecimento de ApR entre a Águas do Algarve, S.A., e diversos utilizadores.
Para além da Infraquinta, o contrato de fornecimento de ApR foi assinado com as seguintes empresas: Sociedade do Golfe da Quinta do Lagos, S.A.; Sociedade Hoteleira São Lourenço, S.A.; JJW Portugal, S.A. e Tributo Revelação Hotel, Unipessoal LDA.
Em comunicado, a Águas do Algarve prevê que praticamente todo o volume da ETAR da Quinta do Lago, cerca de 1,2 Mm3/ano, possa vir a ser reutilizado, pelo que as necessidades de ApR «excedem a disponibilidade existente no período primavera/verão/outono».
Segundo a empresa, a ApR produzida no futuro subsistema de tratamento, elevação e adução da ETAR da Quinta do Lago, além de poder ser usada para a rega de espaços verde e jardins públicos, de campos de golfe e zonas ajardinadas associadas, poderá igualmente ser utilizada para usos urbanos como lavagem de ruas, de veículos e de contentores, rega de canteiros e utilização em frentes de obra.
O investimento em curso, que se estima possa ascender a 2,5 milhões de euros, será financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo-se a sua finalização em 2025.
Para a Águas do Algarve, além de constituir uma medida de adaptação às alterações climáticas, "a utilização de águas residuais tratadas incorpora os desafios da economia circular na gestão do ciclo urbano da água, gerando benefícios ambientais, sociais e económicos significativos para o Algarve".