Política

Assembleia Municipal de Faro aprovou por maioria desanexação das Freguesias da Conceição de Faro e de Estoi

 
Foi na passada quarta-feira, 7 de dezembro, que a Assembleia Municipal de Faro, reunida em sessão extraordinária, no Cinema Ossónoba, em Estoi, aprovou por maioria, com 28 votos a favor (PS, PPD/PSD, CDU, CDS-PP, BE, PAN e MPT), 2 abstenções (Chega e IL) e um voto contra (PPM), a proposta para a desanexação das freguesias da Conceição de Faro e de Estoi.

Em comunicado, a Comissão Coordenadora Concelhia de Faro da CDU, considera que foi dado "o passo autárquico final e decisivo na caminhada para a restauração", das freguesias da Conceição de Faro e de Estoi, agregadas numa União de Freguesias por imposição do governo do PPD/PSD e CDS-PP, através da conhecida “Lei Relvas” (Lei n.o 11-A/2013, de 28 de janeiro, revogada pela Lei n.o 39/2021, de 24 de janeiro). Apesar de ter sido o Governo liderado por António Costa a desbloquear a lei de 2013, a CDU refere que "tardou muito e bem podia ter simplificado mais o processo de desagregação de freguesias".
 
Ultrapassada esta fase, com a aprovação da proposta em Assembleia Municipal, o passo seguinte passa para a responsabilidade da Assembleia da República, que dará luz verde para a concretização efetiva da restauração das freguesias.