A Assembleia Municipal de Faro aprovou na sexta-feira o orçamento municipal da Câmara (PSD) para 2024, num valor de 73,7 milhões de euros, após o chumbo da proposta inicial em dezembro, disse à Lusa o presidente daquele organismo.
Segundo Cristóvão Norte, o documento foi aprovado com 16 votos do PSD, IL, CDS-PP, MPT e PPM e de um eleito do PS, 11 votos contra do PS, PAN e BE e três abstenções do Chega (1) e da CDU (2).
Em dezembro, o orçamento tinha sido chumbado com 15 votos contra dos deputados do PS, PAN, BE, CDU e PSD (dois) e 13 votos a favor dos restantes eleitos do PSD, IL, MPT, PPM e CDS. Na ocasião, um deputado do Chega e um do PS abstiveram-se.
De acordo com Cristóvão Norte, os dois deputados do PSD, que em dezembro votaram contra o documento devido à decisão da autarquia em aumentar o preço da água, reverteram a sua posição e votaram a favor "porque a Câmara se recusa agora a aplicar os aumentos decididos pelo Governo".
Numa declaração de voto, os deputados justificaram a posição, afirmando que "não querem a água mais cara como o Governo e o presidente da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) querem impor aos farenses".
"O orçamento garante que não há aumento do preço da água, por isso tem o nosso apoio", realçou o deputado social-democrata Tiago Botelho na declaração de voto.
Quando a proposta inicial foi chumbada, a concelhia do PS referiu que tinha sido “uma surpresa para todos”, porque para além do voto contra de vários elementos da oposição, a proposta foi também reprovada por dois elementos da bancada do PSD.
Na altura, também o presidente da concelhia do PSD, Bruno Lage, se manifestou surpreendido pelo resultado e posição dos dois deputados sociais-democratas, alegando que na reunião preparatória do grupo na assembleia nada foi apontado contra o documento.
A coligação “Unidos por Faro”, encabeçada pelo PSD e que integra também o CDS-PP, IL, MPT e PPM, está a um deputado de ter a maioria na Assembleia Municipal de Faro, com 15 deputados num total de 31 eleitos.
A Assembleia Municipal de Faro é ainda composta por 10 deputados do PS, três da CDU, um do Chega, um do Bloco de Esquerda (BE) e um do Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
Lusa