A Comissão Política Distrital da JSD Algarve, apresentou, através da bancada intermunicipal do Partido Social Democrata - PSD à Assembleia Intermunicipal do Algarve, uma proposta de recomendação a todos os municípios do Algarve sobre a seca na região.
Para a JSD, a seca é um problema "cada vez mais permanente e gravoso". Em comunicado, os jovens sociais-democratas avançam que a situação agrava-se no Barlavento algarvio onde a albufeira de Odelouca tinha 24% de armazenamento (face à média de 44%) ou a albufeira do Arade que tinha 14,9% de armazenamento (face à média de 28,1%). Contudo, o caso mais grave - inclusivamente a nível nacional - é a albufeira da Bravura com o 7,6% (face à média de 52,4%).
Tendo em conta esta situação, o presidente da JSD Algarve, Artur Teixeira Gomes, reforça que “Se queremos falar de futuro temos obrigatoriedade de falar na sustentabilidade dos recursos. Na questão da gestão da água temos de tomar decisões já ou colocamos em causa toda a sustentabilidade económica e social da região!”.
Para a JSD Algarve é urgente procurar alternativas de eficiência na utilização de água, bem como procurar outras fontes de água para consumo público, agrícola e industrial. Quanto à eficiência na utilização de água, defende que todos os municípios devem procurar melhorar as suas infraestruturas de distribuição de água para evitar perdas avultadas.
Foi com base nestes pressupostos, que a JSD propôs ao Conselho Intermunicipal do Algarve que intervenha perante o ministério das Infraestruturas e do Ambiente para a construção "célere" da central de dessalinização do Algarve, atualmente em consulta pública, "acauteladas que estejam todas as questões ambientais inerentes à sua construção"; pressione para o início dos procedimentos para a construção da Barragem da Foupana; além do início dos procedimentos para a construção de transvases entre barragens a nível regional e nacional de forma a construir uma rede hídrica nacional. A JSD propôs ainda, que, em conjunto com todos os municípios do Algarve, seja elaborada uma estratégia regional de combate à seca, com objetivos, metas e penalizações, tendo em vista em vista a construção cooperativa de uma rede hídrica de cariz regional, com um maior número de bacias de retenção, transvases entre as mesmas e complementadas com mais espaços verdes.
No mesmo comunicado, a JSD adianta que a proposta foi aprovada por maioria, com 2 votos contra do Partido Socialista - PS e de um deputado do PAN, pela Assembleia Intermunicipal do Algarve, tendo a mesma seguido para o Conselho Intermunicipal. A JSD Algarve irá também enviar uma proposta de recomendação a todas as assembleias municipais para a tomada de medidas a nível local.
“As novas gerações têm-se exprimido, e cada vez de uma forma mais veemente, sobre a urgência da tomada de decisões que impactem a gestão de recursos e as alterações climáticas, cá estamos e estaremos para tentar gerar consensos e levar aos órgãos competentes as suas vontades, esta é a nossa principal responsabilidade enquanto dirigentes de juventudes partidárias” frisa Artur Teixeira Gomes.