Os dados de execução do MAR2020, revelam que as candidaturas aprovadas, executadas ou em execução no Algarve até à data, se situam nas 703, resultando num investimento superior a 80 milhões de euros e um apoio público de 65 milhões, segundo informou a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve em comunicado.
Em termos de eixos prioritários, nos quais o MAR2020 se encontra estruturado, as medidas do Eixo 2, associadas à aquacultura, correspondem a 28% do total de candidaturas, e a mais de 43% do investimento. Estes investimentos têm origem nas mais de mil estruturas existentes na região, sobretudo situadas na Ria Formosa e Alvor, dedicadas à produção de bivalves, às quais se juntam as unidades de produção aquícola offshore licenciadas entre Sagres e Vila Real de Santo António.
Com origem no domínio da atividade da Pesca, (Eixo1) regista-se o maior número de candidaturas submetidas (cerca de 60% das candidaturas na região). Candidaturas que se distribuem por diferentes medidas, como sejam investimentos em embarcações ou nas compensações por cessações temporárias.
Estão também incluídos no Eixo 1, investimentos em portos de pesca, em locais de desembarque em abrigos e lotas.
Os Eixos 4 e 5, respeitam à atividade dos Grupos de Ação Costeira do Barlavento e do Sotavento, e aos investimentos na comercialização e na transformação de produtos da pesca e da aquicultura, respetivamente.