Os vereadores eleitos em representação do PSD Loulé, João Paulo Sousa e Cláudio Lima, apresentaram na última reunião de Câmara uma proposta que visa a criação do Museu do Carnaval de Loulé.
Nota do PSD explica que a proposta, "consubstancia-se na criação de um espaço dedicado à história, à arte e à cultura do Carnaval, proporcionando uma experiência educativa para os residentes e visitantes do concelho".
João Paulo Sousa, vereador da Câmara Municipal de Loulé, recorda que “O Carnaval de Loulé é uma tradição que remonta ao início do século XX (1906) e é uma das celebrações mais emblemáticas do concelho e da região do Algarve. Ao longo do tempo, o Carnaval de Loulé evoluiu para se tornar uma das maiores e mais animadas festas carnavalescas de Portugal. Com a introdução de carros alegóricos e grupos organizados de foliões trouxe uma nova dimensão ao evento, transformando-o numa verdadeira festa de rua. O Carnaval é uma celebração culturalmente relevante e de grande significado histórico e cultural para o concelho de Loulé, com uma longa tradição e importância para a comunidade local.”
Com a implementação deste projeto, o partido diz que será possível "estruturar e conservar o rico património e espólio existente e através da sua conservação promover uma exposição permanente que explore a história do Carnaval no concelho, destacando os principais eventos, personagens e tradições ao longo dos anos".
Perpestiva-se que o museu integre exposições temporárias, coleções de trajes, adereços, fotografias, pinturas, e outros artefactos relacionados com o Carnaval, a utilização de espaços interativos, e uma programação cultural contínua alusiva ao mesmo.
A proposta foi aprovada por unanimidade, pelo que o PSD espera agora que o executivo liderado pelo Partido Socialista concretize o projeto.