Ambiente

App localiza novos oleões de Tavira

CM Tavira
CM Tavira  
A pensar na melhoria da sustentabilidade ambiental, o Município de Tavira instalou recentemente, quinze oleões para a recolha de óleo alimentar usado (OAU), em diversos pontos do concelho, informa nota enviada ao Algarve Primeiro.

PUB

Os oleões estão munidos de um sistema de sensorização que permite a monitorização, em tempo real, do estado de enchimento do equipamento, assim como a contabilização do número de depósitos, que permite a otimização das recolhas e a eficiência logística, contribuindo para a redução da emissão de CO2 inerente a todo o processo. 

Segundo a autarquia, os munícipes podem participar neste processo, instalando a aplicação - app Carbon Foote, disponível para android e IOS, que permite acesso à informação relativa à quantidade de OAU, à localização dos oleões e quais os que estão ainda disponíveis para depósito. Podem, ainda, aceder a campanhas de incentivo às boas práticas de reciclagem, entre outras funcionalidades.

Entre os principais benefícios da separação destes resíduos domésticos destacam-se "a redução da poluição da água e do solo, a produção de biocombustíveis e a criação de novos produtos, como sabão e velas, potenciando a economia circular", destaca a publicação enviada ao nosso jornal.

Localizações dos oleões:

• Santa Catarina da Fonte do Bispo: Largo do Mercado

• Santo Estevão: Rua da Igreja

• Luz de Tavira: Rua da Liberdade

• Santa Luzia: Rua José do Nascimento Menau

• Conceição de Tavira: Rua Guilherme Camacho

• Cabanas de Tavira: Rua Ormerindo Sousa Bagarrão

• Tavira: Rua Maria Piedade Vaz Baganha; Rua Francisco Sá Carneiro; Rua da Comunidade Lusíada; Rua Comandante Henrique de Brito; Rua António Pinheiro; Rua do Óculo; Rua Professor Dr. António Herculano Chaves; Rua Dr. Jorge Bráz e Rua Brigadeiro António Pedro de Brito

O Município de Tavira deixa a recomendação que para a utilização destes oleões e a correta reciclagem deste resíduo, deverão ser garantidos alguns procedimentos, nomeadamente: deixar arrefecer o azeite ou óleo alimentar doméstico e vertê-lo numa garrafa de plástico limpa. Quando cheia, esta deverá ser, devidamente, fechada (por forma a não verter) e depositada no oleão. «O cumprimento deste procedimento é importante, atendendo a que não deverão ser derramados resíduos no coletor, nem depositados quaisquer outros tipos de resíduos como margarina, manteiga, óleo de motor e óleo lubrificante», alerta a edilidade.