Economia

APAL reafirma Albufeira como «destino de excelência» para o mercado internacional

 
No âmbito do Plano de Atividades de 2024, a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, em colaboração com o Município, realizou uma Fam Trip direcionada aos principais operadores turísticos e agências de viagens do Reino Unido.

A visita teve lugar entre os dias 21 e 23 de outubro, com o objetivo de destacar as principais valências turísticas de Albufeira e fomentar novas oportunidades comerciais para os associados da APAL, regista nota da agência.
 
Como parte da iniciativa, foi promovido um workshop que reuniu 12 operadores britânicos e várias empresas locais, proporcionando um ambiente propício à troca de contactos e à criação de novas parcerias de negócio.
 
Ainda durante o workshop foi possível assistir a uma apresentação por parte da Vice-Cônsul do Reino Unido no Algarve, Jocelyn McCall Ferreira, que falou sobre as regras do destino e a forma como estão disponíveis para apoiar os turistas provenientes do Reino Unido.
 
A agência realça que, o programa da Fam Trip foi concebido para proporcionar uma experiência imersiva no concelho, com atividades que incluíram um passeio de barco pela costa, várias visitas pelas principais zonas da cidade e momentos gastronómicos que valorizaram os sabores locais, com destaque para os pratos de peixe, o frango da Guia e um brunch com produtos locais da Quinta do Mel.
 
De acordo com o Travel BI, o Reino Unido é o terceiro maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o segundo na Europa. Em 2023, consolidou-se como o principal mercado externo para Portugal, representando 18,4% das dormidas, o que equivale a cerca de 9,9 milhões. Em Albufeira, o Reino Unido está na liderança do top10 das dormidas, representando 32.2% da procura. As previsões indicam que este valor poderá aumentar em 2024, reforçando a importância de iniciativas como esta na captação e fidelização de visitantes internacionais.
 
Na mesma nota, «a APAL reafirma o seu compromisso em promover Albufeira como um destino de excelência e em fortalecer as suas relações comerciais com mercados estratégicos, como o Reino Unido, garantindo que este concelho continue a ser um ponto de referência no turismo internacional».