Ambiente

Reservas de água no Algarve aumentam para 43%, mas situação ainda é preocupante

Foto - Depositphotos  
Desde o passado dia 25 de março e em resultado da significativa precipitação verificada, em particular no passado fim-de-semana, a Agência Portuguesa do Ambiente - APA diz que verificou-se uma recuperação em cerca de 36 hm3 de armazenamento das principais reservas superficiais na região do Algarve, equivalente a 30% de satisfação das necessidades para o abastecimento público, agricultura e turismo.

Segundo a APA, o armazenamento atual das principais reservas, inclui 6 albufeiras do Algarve, um volume de cerca de 195 hm3 (correspondente a 44% da capacidade total de armazenamento).
 
Face ao período homólogo de 2023, a entidade refere que ainda há um défice de aproximadamente 2 hm3 de água armazenada.
 
Apesar da recuperação registada, a APA informa que a situação hidrológica na região, "ainda persiste como a mais preocupante a nível nacional", pelo que, no decurso de mês de abril, vai realizar uma nova avaliação da situação hidrológica, para determinar a possibilidade de revisão das medidas que estão em vigor.
 
Já no que respeita aos dados nacionais, as reservas registam um valor de cerca de 89% da capacidade total e que das 80 albufeiras monitorizadas, 56 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 4 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total. 
 
Mais informações consulte boletim de armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental, aqui.