Economia

Antigo celeiro da EPAC em Alcoutim vai transformar-se num centro empresarial

Fotos - CM Alcoutim
Fotos - CM Alcoutim  
 
O Município de Alcoutim viu aprovada uma candidatura designada “Celeiro de Ideias”, um projeto que prevê a reabilitação e refuncionalização do antigo celeiro da EPAC, localizado junto à EN 122.1, à entrada da vila de Alcoutim.

PUB

Segundo informa a autarquia em comunicado, o objetivo passa por criar naquele local um centro empresarial e espaço de coworking, dinamizando o empreendedorismo, apoiando a criação de emprego e contribuindo para a fixação de população no território. O projeto contempla também a requalificação do espaço público contíguo ao edifício.

A candidatura foi aprovada em 27 de agosto de 2026, tendo o respetivo termo de aceitação sido assinado na quarta-feira, dia 23 de setembro. O projeto enquadra-se no Programa Regional do Algarve 2030.

A operação apresenta um investimento elegível de 1.269.828,22 euros, ao qual corresponde uma comparticipação comunitária FEDER de 761.896,94 euros.

A conclusão da intervenção está prevista para 30 de setembro de 2028.

Com a concretização do “Celeiro de Ideias”, o Município de Alcoutim diz que pretende dar uma nova vida a um espaço com forte presença na memória coletiva local, convertendo-o num equipamento orientado para a criação de novas oportunidades económicas, empresariais e profissionais no concelho.