Cultura

Andreia Pintassilgo propõe viagem sensorial em exposição alusiva a Mãe Soberana

Foto - CM Loulé
Foto - CM Loulé  
Andreia Pintassilgo apresenta no Convento de Santo António, em Loulé, a exposição “Mãe Soberana – Património (In)Visível - Uma história contada através da água”, o culminar de um trabalho de investigação. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, 4 de abril, pelas 16h00.

PUB

Nota enviada ao Algarve Primeiro da Câmara de Loulé, regista que, a exposição «é reflexo» da investigação de doutoramento em Média-Arte Digital de Andreia Pintassilgo e apresenta-se como uma proposta artística que evoca os quase 500 anos do Culto a Nossa Senhora da Piedade, em Loulé, considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima, sendo «uma expressão profunda da identidade e da memória coletiva do povo louletano».

A obra percorre o território e as suas narrativas, «revelando as dimensões simbólicas, espirituais e afetivas do património cultural imaterial», destaca a publicação da autarquia.

Recorrendo a narrativas transmédia, realidade aumentada e videoarte, a exposição propõe uma experiência imersiva que aproxima arte, comunidade, origens e fé.

Como complemento a esta viagem sensorial, o Convento de Santo António acolhe, no dia 18 de abril, às 16h00, uma conferência dedicada a este tema. Integrada no ciclo 'Loulé na Linha do Tempo' do Arquivo Municipal de Loulé, esta sessão terá lugar no próprio espaço da exposição.

“Mãe Soberana – Património (In)Visível - Uma história contada através da água” vai estar patente ao público de 7 a 19 de abril, de terça-feira a sábado, entre as 10h00-13h30 e as 14h30-18h00.