André Gomes foi eleito, por unanimidade, com 103 votos expressos pelos associados, como presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), para o triénio 2024-2027, na sequência da Assembleia Geral Ordinária e Eleitoral, que ontem teve lugar no auditório da Região de Turismo do Algarve.
Em comunicado da ATA, lê-se que a eleição de André Gomes "reafirma a confiança dos associados no trabalho desenvolvido até ao momento, abrindo caminho para a continuidade de uma estratégia que tem produzido resultados significativos para a promoção do Algarve como destino turístico de referência junto dos mercados internacionais".
A associação recorda que entre os marcos mais relevantes alcançados pela ATA durante o primeiro mandato de André Gomes estão: A expansão expressiva da sua base de associados.
O aumento exponencial do número de empresas associadas que se candidataram aos apoios financeiros existentes para planos de comercialização e vendas, reforçando a competitividade do destino.
O contributo para o fortalecimento da conectividade aérea da região junto de vários mercados, com destaque para o aguardado lançamento do primeiro voo direto entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines.
O reforço do reconhecimento internacional da região, em que o Algarve foi eleito Melhor Destino de Praia da Europa pela 10ª vez nos World Travel Awards 2023 e, em 2024, recebeu o título de Melhor Destino de Praia do Mundo pela terceira vez.
O crescimento significativo do interesse de mercados de longa distância pelo Algarve, entre os quais os EUA, Canadá e Brasil e a escolha da região como palco da primeira edição do Guia Michelin Portugal, evento que reforçou o prestígio do destino, cuja oferta vai além do sol e da praia, proporcionando experiências que atendem a um turista mais exigente e diversificado.
Para o mandato que agora se inicia, André Gomes compromete-se a dar continuidade ao trabalho realizado, assumindo a estratégia que aposta na inovação, na articulação eficaz entre a ATA e a Região de Turismo do Algarve (RTA) e na valorização do contributo de todos os agentes e profissionais do setor. Segundo o presidente eleito: "O Algarve está cada vez mais conectado ao mundo e diversificado nas suas propostas. Este mandato será dedicado a consolidar o trabalho feito e a introduzir estratégias que ampliem o nosso alcance e os resultados já conquistados, através da promoção de um turismo sustentável e adaptado às necessidades dos nossos associados e dos nossos visitantes."