Desporto

Ana Cabecinha leva o «coração cheio» para Paris

Algarve Primeiro
Algarve Primeiro  
Teve lugar esta quarta-feira, na sede regional do IPDJ em Faro, uma cerimónia de receção à missão olímpica dos oito atletas algarvios, que vão representar Portugal, em Paris.

Estiveram presentes atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos. Ana Cabecinha, (atletismo) que será porta-estandarte da delegação de Portugal na abertura dos Jogos Olímpicos, terá a seu lado Fernando Pimenta, (canoagem).
 
 
O Algarve estará representado, em Paris, por uma comitiva de 8 atletas, naturais da região ou que estão ligados a clubes algarvios, nomeadamente: Ana Cabecinha – Atletismo (20kms marcha) Fatoumata Diallo – Atletismo (400mt barreiras), Isaac Nader – Atletismo (1500mt), Daniela Campos – Ciclismo (Prova de fundo - estrada), Gabriel Albuquerque – Ginástica (Trampolim individual), Yolanda Hopkins – Surf, Eduardo Marques – Vela e Miguel Nascimento (Natação).
 
Associaram-se à iniciativa José Apolinário, presidente da CCDR Algarve; António Miguel Pina, presidente da AMAL; André Gomes, presidente da RTA, Rogério Bacalhau, presidente do Município de Faro; Vítor Pataco, presidente do IPDJ; Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ; entre outros convidados.
 
Dos atletas olímpicos a representar o Algarve, Ana Cabecinha esteve presente na cerimónia, os restantes enviaram mensagens vídeo. A atleta do Clube Oriental de Pechão, acompanhada pelo treinador Paulo Murta, agradeceu ao IPDJ o facto de ter realizado a iniciativa, «porque faz-nos muito bem este apoio e carinho, ainda por cima num grande evento como são os Jogos Olímpicos. Vou daqui de coração cheio», assumiu com emoção.
 
 
A atleta disse que estas serão olimpíadas diferentes, «porque fui mãe há pouco tempo e o meu pequenino vai estar em Paris, vamos viajar na sexta-feira, e estou a contar os minutos para chegar ao dia da competição e viver toda a emoção e adrenalina diferentes do que alguma vez vivi nas outras quatro edições dos Jogos Olímpicos em que participei», referiu.
 
Ana Cabecinha disse que como representante de Portugal, também irá representar o Alentejo e o Algarve, duas regiões que por razões diferentes fazem parte da sua vida. Lembrou que a sua prestação em Paris, está agendada para dia 1 de agosto, às 8h20, «espero que estejam atentos não só a mim, como à outra atleta Vitória que vai estar a participar na prova e a todos os atletas das outras modalidades, pois vamos representar uma grande bandeira que é a de Portugal», realçou.
 
 
Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ, assumiu que a iniciativa «foi o mínimo que podemos fazer por aqueles, que dedicaram uma vida ao desporto, e essa causa é dar tudo por uma bandeira, por aquilo que eles acreditam, que é estar com o espírito olímpico, porque o desporto é sobretudo uma festa, união, paz, concórdia, é acima de tudo aquilo que todos nós queremos, viver com mais qualidade de vida».