Enquadrado no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve acaba de lançar o 2º aviso, no valor de 7 milhões de euros, para apoio a projetos que promovam a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água do Algarve. As candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo dia 2 de junho.
Segundo informa a AMAL em comunicado, são elegíveis as candidaturas que visem a setorização de redes, a monitorização e o controlo de perdas reais de água, para uma melhor gestão nos sistemas de distribuição em baixa do Algarve.
Dirigido a entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa, ou seja, os municípios e as suas associações, assim como o setor empresarial e empresas concessionárias municipais, o apoio dado às candidaturas será a fundo perdido, uma subvenção a 100%, não reembolsável, financiada através do fundo Next Generation EU.
Sobre o lançamento deste
2º aviso, a AMAL reuniu, na passada sexta-feira, com autarcas e técnicos municipais ligados a esta área, para apresentação das condições de acesso e formalização das candidaturas.
Foi igualmente apresentado o ponto de situação do que já está a ser executado no âmbito da 1ª fase de candidaturas que decorreu em setembro de 2021, através da qual estão a ser aplicados 14 milhões de euros para execução de 54 empreitadas de requalificação de redes e implementação de zonas de medição e controlo.
A execução do investimento, associado à eficiência hídrica no Algarve, enquadrado no PRR e que envolve outras medidas para além desta que é gerida pela AMAL, é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.