Arrancou na quarta-feia, na escola Sede do Agrupamento de Escolas de Almancil - Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, o "DESAFIO ALFArroba", um projeto de colaboração entre a escola, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Almancil e a Universidade do Algarve, que assume os mais jovens como agentes chave para a mudança de comportamentos no caminho para um futuro mais sustentável.
O projeto alinhado com a Política Municipal de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental começou por entregar aos alunos desta escola 106 exemplares de alfarrobeiras jovens, para que cuidem delas durante as férias de verão, monitorizem o seu desenvolvimento e documentem essa experiência, através de uma ferramenta disponibilizada online, refere a autarquia em comunicado.
Para tal, os alunos das seis turmas de 8 º ano, a quem foi lançado o desafio, tiveram uma breve apresentação sobre a importância das soluções baseadas na natureza para a descarbonização das zonas urbanas, levada a cabo pela Professora Manuela Moreira da Silva da Universidade do Algarve (CIMA; ISE/UAlg). Os alunos assim vão cuidar das suas árvores durante as férias de verão e no regresso às aulas, plantarão as árvores em diferentes locais na freguesia de Almancil, nomeadamente nos espaços do Agrupamento escolar envolvido e no Jardim das Comunidades.
O município de Loulé considera a alfarrobeira "uma excelente aliada para a captura de carbono da atmosfera carbono" (CO2e), estimando que 150 alfarrobeiras adultas sequestrem cerca de 15 toneladas de CO2e por ano, "o que pode ser da maior relevância para o balanço carbónico nas zonas urbanas".