Sociedade

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve criam conservas criativas

EHTA
EHTA  
"Bacalhau Azul com Microalgas", "Cavala Tropical com Manga do Algarve" ou "Cavala com Molho Agridoce de Pera Rocha e Vinho do Porto" são alguns dos protótipos em desenvolvimento pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA).

PUB

O projeto Gastromar, desenvolvido na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em parceria com a Conserveira do Sul, pretende criar conservas criativas inexistentes no mercado e que valorizem os recursos endógenos do Algarve. 

Os alunos percorrem todas as fases do desenvolvimento do produto – desde a conceção culinária, passando pelo design da embalagem e branding - até à validação sensorial e de mercado.

Na área de Pastelaria, onde os alunos se aventuram igualmente na criação de conservas, surgem sobremesas regionais algarvias como: "Anjo de Alfarroba com Calda Alcoólica Cítrica" "Sericaia de Tremoço com Calda de Pêssegos e Fermentação Stout", "D. Rodrigo com variante Vegan", "Torta de Alfarroba em Infusão de Cocktail Licoroso e Laranja Algarvia".

A ideia e a conceção pertencem aos alunos de Gestão e Produção de Cozinha e Gestão e Produção de Pastelaria da EHTA, no âmbito do módulo de Desenvolvimento de Produtos Gastronómicos. O projeto Gastromar é uma iniciativa centrada no desenvolvimento de produtos gastronómicos inovadores.

Segundo Paula Vicente, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, «o projeto Gastromar reforça o compromisso da EHTA com a inovação pedagógica, enquanto aproxima os alunos das exigências reais do mercado e com um produto tão relevante na nossa região. Esta é mais uma aposta da nossa Escola na integração prática dos saberes e na ligação estreita entre a escola e o setor empresarial».  

«Num mercado cada vez mais exigente em que a inovação surge como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer produto é importante poder ter a visão fresca, e até disruptiva, dos alunos e professores da EHTA sobre os nossos produtos. É a primeira vez que desenvolvemos uma parceria para a criação de conservas com alunos e poder desenvolver na nossa região do Algarve é ainda mais especial», refere João Olímpio, do departamento de I&D Conserveira do Sul.

O projeto Gastromar, coordenado pelo professor Abílio Guerreiro, irá culminar numa apresentação e defesa dos produtos, em formato "Pitch" no dia 27 de maio, perante um painel de jurados composto por especialistas da Conserveira do Sul e complementado por um grupo de provadores de diferentes idades, permitindo aferir o potencial de aceitação dos produtos no mercado. O Gastromar culmina num evento final com a realização de um jantar gourmet, no dia 5 de junho, no restaurante de aplicação da EHTA.