Sociedade

Alunos apresentam propostas de requalificação de praças em Faro com recurso ao Minecraft Education

Foto - CM Faro
Foto - CM Faro  
No próxima sexta-feira, dia 13, a partir das 9h30, o auditório da Biblioteca Municipal de Faro recebe a apresentação pública das propostas de requalificação urbana desenvolvidas por alunos do 8.º ano da Escola EB 2,3 D. Afonso III, no âmbito do projeto internacional MC-YOU – Minecrafting Resilient Cities.

PUB

Durante a sessão, serão apresentadas ao público e ao júri do concurso sete propostas para a transformação de quatro praças públicas da cidade, criadas com recurso à plataforma Minecraft Education, «com o objetivo de promover cidades mais sustentáveis, acessíveis e resilientes», explica nota da Câmara de Faro.

A comunidade é convidada a participar na escolha da proposta vencedora, através de uma votação pública online que se encontra disponível até às 11h30 do próprio dia, em: bit.ly/mcyoufaro-votar .

A proposta vencedora será anunciada pelas 12h30, resultando da combinação entre a votação do público (50%) e a avaliação de um júri de peritos (50%), convidado pelo Município de Faro.

O projeto MC-YOU, envolveu 40 alunos das turmas do 8.º B e 8.º C da Escola EB 2,3 D. Afonso III, com idades entre os 13 e os 15 anos. Conforme refere a autarquia, através de um processo «pedagógico participativo e interdisciplinar», que teve início em 2024 naquela escola, os jovens foram desafiados a imaginar novos usos e configurações para espaços urbanos da cidade, aplicando os princípios da sustentabilidade e da resiliência. Com o apoio da autarquia, foram inicialmente identificados sete espaços públicos com potencial de intervenção: Praça de Tânger, Praça José Afonso, Praça António Sérgio, Largo das Mouras Velhas, Parque da Pontinha/Praça da Liberdade, Largo do Mercado Municipal e Praceta Eng.º Duarte Pacheco. Os alunos elegeram quatro desses locais como foco dos seus projetos, que estão agora em votação: Praça de Tânger, Praça José Afonso, Praça António Sérgio e Praceta Engº. Duarte Pacheco.

Através de caixas de sugestões e inquéritos online, a população foi igualmente chamada a contribuir com ideias e opiniões.

No final de abril, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro recebeu um encontro entre as duas turmas participantes, professores, técnicos da autarquia, representantes da Universidade do Algarve e de organizações da sociedade civil, para partilhar ideias e propostas para as praças da cidade.

O projeto MC-YOU – Minecrafting Resilient Cities é uma iniciativa financiada pelo programa Erasmus+ que pretende envolver os jovens no desenho urbano sustentável e resiliente das suas cidades, utilizando a plataforma educativa Minecraft Education. O projeto é coordenado pela entidade belga Out of the Box International e conta com a participação dos municípios/cidades-piloto de Faro (Portugal), Sandanski (Bulgária) e Riga (Letónia), bem como de quatro organizações europeias ligadas à juventude e à sustentabilidade: INA/YEPP Europe (Alemanha), CESIE e LINK DMT (Itália), e a Union of Baltic Cities (Polónia).