O anúncio foi feito este sábado de manhã, em Albufeira, no âmbito da partida da quarta etapa da Volta ao Algarve, assinalando o regresso da principal competição do ciclismo nacional à região, depois de dois anos de ausência.
Oito anos depois, Albufeira volta a receber a Volta a Portugal. Em 2018, a cidade recebeu a chegada da etapa de 191,8 quilómetros, com partida em Alcácer do Sal, vencida por Riccardo Stacchiotti. A estreia do concelho na prova remonta a 2003, quando foi ponto de partida da 65.ª edição, numa ligação a Tavira. Este regresso assume particular significado num ano em que Albufeira ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto, reforçando o seu posicionamento enquanto palco privilegiado de grandes eventos.
Segundo comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo, o regresso ao Algarve enquadra-se numa estratégia mais ampla de afirmação e crescimento da Volta a Portugal, que se aproxima do seu
centenário em 2027.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, sublinhou que o regresso ao Algarve representa uma decisão estratégica integrada nesta nova fase da prova. “O regresso da Volta a Portugal ao Algarve insere-se numa visão estruturada para o futuro da competição. Queremos uma Volta mais moderna, mais competitiva, mais internacional e também mais abrangente do ponto de vista territorial. A nossa intenção, enquanto organizadores, é que o Algarve passe a integrar a Volta de forma consistente. Não se trata apenas de incluir mais uma etapa no figurino, mas de consolidar o Algarve na rota dos territórios que acolhem a principal prova do calendário velocipédico nacional, num projeto que pretende valorizar o País e projetar Portugal alémfronteiras.”
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, destacou o simbolismo da decisão no contexto do ano desportivo que o concelho vive. “No ano em que Albufeira é Cidade Europeia do Desporto, é motivo de grande satisfação e orgulho acolher a partida da 4.ª etapa da Volta ao Algarve e anunciar, precisamente no dia de hoje, que o nosso concelho vai voltar a receber a Volta a Portugal, uma das competições por etapas mais antigas do mundo e um dos maiores símbolos da identidade desportiva nacional. É mais uma oportunidade extraordinária para afirmar o nosso território e reforçar o papel do desporto como motor de desenvolvimento económico, turístico e social.”
Por seu turno, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, enfatizou o impacto do evento para a promoção da região. “É com particular entusiasmo que saudamos o regresso da Volta a Portugal ao Algarve e, muito especialmente, a Albufeira, devolvendo à região uma das grandes festas do ciclismo nacional. Mais do que uma etapa, este momento representa o reencontro de uma prova emblemática com um território que vive o desporto com paixão. A articulação da Volta a Portugal com a internacionalmente reconhecida Volta ao Algarve reforça a identidade do Algarve como destino de grandes eventos. Estamos prontos para voltar a encher as ruas de entusiasmo, projetar a beleza única da região para milhões de espectadores e transformar cada quilómetro percorrido numa
oportunidade de afirmar o Algarve no panorama turístico e desportivo, nacional e internacional.”
Com quase um século de história e a caminho do centenário em 2027, a Volta a Portugal reafirma-se como o maior evento desportivo do verão português.