Foi confirmada uma nova parceria entre os concertos Candlelight da Fever e a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores (RP&A), com o objetivo de promover a reciclagem das milhares de pilhas utilizadas nas velas LED que iluminam a experiência musical. Esta colaboração já chegou aos concertos realizados no Algarve e junta o mundo da cultura ao da sustentabilidade, destacando a importância da responsabilidade ambiental em eventos culturais.
A série de concertos Candlelight, conhecida por democratizar o acesso à música clássica, é uma experiência que acontece em espaços emblemáticos em várias cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Oeiras e a região do Algarve. Estes locais são iluminados por milhares de velas eletrónicas, proporcionando um ambiente íntimo e envolvente nos espetáculos.
A partir deste ano, a ERP Portugal será responsável pela recolha e gestão dos resíduos de pilhas que alimentam as velas LED em todos os concertos Candlelight realizados no país. Estima-se que serão recolhidas cerca de 11.000 pilhas, equivalente a duas toneladas e meia de resíduos.
Para Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, “A reciclagem das pilhas utilizadas nas velas LED não só promove a sustentabilidade, mas também demonstra como a indústria cultural pode liderar iniciativas positivas para o ambiente. A ERP Portugal foca a sua ação de sensibilização na capilaridade que estes tipo de concertos têm junto da comunidade portuguesa”.
Para Inês Machado, gerente de projetos da Fever em Portugal, "Estamos muito satisfeitos que o Candlelight sirva não só para democratizar o acesso à música clássica, mas também para ajudar a dar visibilidade a algo tão relevante como a responsabilidade ambiental. Ter um parceiro como a ERP Portugal é útil para alertar todos aqueles que usufruem dos nossos concertos para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos e da reciclagem para o futuro do nosso país e do mundo".