Economia

Algarve promove-se no mercado espanhol

Os saberes e sabores tradicionais do Algarve, do artesanato à gastronomia e aos produtos agroalimentares locais, vão dar o mote a ações promocionais do destino em Espanha nos meses de abril, maio e junho.

PUB
O turismo cultural e criativo e a Dieta Mediterrânica são a base da campanha que leva «a excelência da região algarvia» às comunidades de Madrid, Catalunha e País Basco, informa a Região de Turismo do Algarve-  RTA em nota de imprensa.
 
A primeira paragem acontece já amanhã, 18 de abril, em Madrid, para a apresentação do destino a um grupo de agentes de viagens. A ação na capital espanhola contará com a presença do presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.
 
O modelo de ação promocional e networking será replicado em Barcelona, no dia 27 de abril, dá conta a mesma fonte.
 
Na semana de 05 a 07 de maio, a comitiva algarvia instala-se na feira de turismo «Expovacaciones», em Bilbau, onde a região contará com um espaço próprio com 10 balcões de informação e promoção turística junto de profissionais do setor e do público em geral.
 
Além da Região de Turismo do Algarve (RTA), estarão representados os municípios de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António, completa.
 
De 25 a 28 de maio, realiza-se a Fam Trip Algarve, que vai dar a conhecer a oferta de experiências culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais que existe na região, bem como a oferta de eventos artísticos e culturais do destino, passando a imagem do Algarve enquanto região ímpar, com grande diversidade de oferta de experiências e de eventos de animação ao longo de todo o ano, lê-se na mesma publicação.
 
Estas ações de promoção do Algarve em Espanha enquadram-se no projeto Algarve Premium (visando promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve, sendo que as atividades da RTA neste projeto incidem no Turismo Cultural e Criativo, em particular na promoção de um calendário anual de eventos culturais) e no projeto Algarve Craft & Food (visando promover experiências turísticas sustentáveis, sobretudo nas zonas rurais e no interior algarvio, apoiando e revitalizando em simultâneo práticas tradicionais que ajudem a aumentar o rendimento de artesãos e produtores alimentares locais), ambos os projetos cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve
 
Em maio e junho, também vão acontecer  duas campanhas de comunicação multimeios através das redes sociais, sítios na Internet, blogues, imprensa, passatempos, fotografia e vídeo, para os residentes nas comunidades espanholas de Andaluzia, Madrid, Estremadura e Galiza.
 
O mercado espanhol representava, no período pré-pandemia, mais de 400 mil hóspedes e mais de 1,1 milhões de dormidas anuais no alojamento turístico do Algarve, maioritariamente concentradas no período da Páscoa e nos meses de verão. Com este conjunto de iniciativas, a RTA pretende também reforçar o combate à sazonalidade da procura turística da região com origem neste mercado de proximidade, conclui.