Economia

Algarve 2030 disponibiliza 15,6 milhões de euros para apoiar investimentos em ciclovias

Algarve 2030 disponibiliza 15,6 milhões de euros para apoiar investimentos em ciclovias
Algarve 2030 disponibiliza 15,6 milhões de euros para apoiar investimentos em ciclovias  
Foto Freepik
O Programa Operacional CRESC Algarve 2020, financiou uma primeira parte da construção das três ciclovias regionais do Algarve num montante aproximado de 6 milhões de euros de investimento com uma comparticipação de FEDER de 4,4 milhões de euros.

PUB

A Ecovia/Ciclovia do Litoral Sul, a Ecovia/Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/Ciclovia da Rota do Guadiana, são as 3 ciclovias regionais previstas para o Algarve e que se desenvolvem respetivamente entre Odeceixe e Sagres, entre Sagres e Vila Real de Santo António e entre esta cidade e Alcoutim.

Em comunicado, a CCDR Algarve salienta que estas redes de ciclovias regionais integram redes internacionais "e dão continuidade a uma rede ciclável urbana atravessando e ligando entre si os principais centros urbanos regionais e estão configuradas para acolher as deslocações pendulares diárias, principalmente para a escola e trabalho, mas também por motivos de comércio, lazer e outros".

A Ecovia/Ciclovia do Litoral do Sul e da Costa Vicentina integram a Rede Europeia de Ciclovias, rotas EuroVelo, destinadas à prática do cicloturismo ao longo do continente europeu, mas também uma boa alternativa para a mobilidade diária e para lazer de uso local, as rotas EuroVelo contam com 14 rotas cicláveis de longa distância cruzando todo o continente europeu, com um comprimento total de 70.000 Km em 42 países. Até à data encontra-se concretizado 47% da rota, correspondendo a 167 kms dos 358 kms totais previstos na região do Algarve, prevendo-se que o restante venha a ser totalmente executado durante a vigência do atual Programa Regional Algarve 2030.

De acordo com a CCDR, até 21 de maio, está aberto o aviso de candidaturas para projetos de ciclovias regionais e urbanas dedicado aos municípios. O aviso em questão (ALGARVE-2024-37) conta com uma dotação de 15,6 milhões de euros e é dinamizado através da Comunidade Intermunicipal do Algarve - AMAL.