Realizou-se na última segunda-feira, dia 22 de julho, em Tavira, a quarta reunião do comité de acompanhamento do Programa Regional Algarve 2030.
Os comités de acompanhamento reúnem, pelo menos, uma vez por ano, com o objetivo de analisar as questões que afetam os progressos do programa e os seus objetivos, dando recomendações, incluindo eventuais alterações aos mesmos ou a avaliação do programa.
A ordem dos trabalhos integrou a apresentação dos resultados alcançados no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, onde foi atingida uma taxa de execução de 102,04%, e o ponto de situação do Programa Regional Algarve 2030.
Segundo nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), o Programa Regional Algarve 2030 conta com 62 operações aprovadas, representando mais de 21 milhões de fundo aprovado. A entidade estima que este montante atinja os 36 milhões no final do mês de agosto e que a meta de execução seja de 120 milhões até final de 2025.
O encontro, que decorreu no Hotel Vila Galé Tavira, contemplou uma sessão de apresentação do livro «Algarve Empreendedor – Inovação e Fundos Europeus na Região», com o objetivo de dar a conhecer histórias de projetos empresariais apoiados pelos fundos europeus numa coletânea de duas dezenas de reportagens sobre pequenas e médias empresas algarvias, de vários setores, que investiram nas suas fileiras de produção e inovação produtiva.