Ambiente

ALGAR promove participação pública sobre metas europeias para tratamento de resíduos urbanos

 
A Algar, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A, promove a participação pública no PAPERSU – Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 na região do Algarve, que se encontra em desenvolvimento.

Segundo a empresa, o papel dos cidadãos "é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar", sendo este o foco que a Algar, S.A apela à participação dos cidadãos. As participações são feitas através do website da Algar em, até ao dia 10 de novembro de 2023. No website encontra-se o formulário de participação pública onde cada participante poderá deixar as suas sugestões. 
 
O plano, que neste momento se encontra em desenvolvimento por parte dos municípios e dos sistemas de tratamento de resíduos urbanos em todo o país, e que deve incorporar sugestões e propostas por parte dos cidadãos, inclui as metas ambientais europeias a que Portugal está sujeito, entre 2030 e 2035, que, de acordo com a Algar, "são muito exigentes". A empresa reflete em comunicado, que a meta da reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e em que a meta de deposição em aterro, em 2035, não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, obrigando a uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa. 
 
Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em aterro e a meta da reciclagem atingiu os 32%, e será esta a referência de partida a nível nacional.