Decorreu entre os dias 6 e 14 de março, em Alcoutim, o intercâmbio internacional de jovens "No Water, No Life", envolvendo um grupo internacional de quatro países da União Europeia (Portugal, Espanha, Grécia e Croácia), focado no papel da água.
Com o rio Guadiana como pano de fundo, os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades interativas.
Durante a semana em que decorreu o intercâmbio foram realizadas ações de controlo de plantas exóticas invasoras, campanhas de limpeza, monitorização da qualidade ecológica da ribeira da Foupana e diferentes momentos de reflexão e partilha de boas práticas, tendo as atividades culminado com uma exposição pública no centro da vila de Alcoutim, como forma de sensibilizar a população para a importância da preservação da água.
O intercâmbio organizado pela Associação Liláz (www.lilaz.org), de carácter juvenil, sediada em Silves, que desde 2012 dinamiza experiências de mobilidade internacional, contou com o financiamento do programa Erasmus+ e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Inter-vivos, assim como o envolvimento de diversos estabelecimentos comerciais da vila.
De momento, a associação encontra-se a preparar o próximo intercâmbio internacional de jovens "From Land to Ocean" que terá lugar em Tavira entre os dias 7 e 14 de maio. Todos os jovens entre os 18 e os 30 anos que estejam interessados em participar, deverão contactar a Liláz através do Facebook (https://www.facebook.com/associacao.lilaz), Instagram (https://www.instagram.com/associacaolilaz/) ou email interlilaz@sapo.pt, até ao dia 16 de abril.