Teve início, ontem, o processo de certificação do território de Alcoutim como destino sustentável, durante uma reunião que reuniu a autarquia, a Biosphere Portugal e a Associação Alcance.
Esta iniciativa surge como um passo estratégico para consolidar as boas práticas de sustentabilidade no território e reforçar a notoriedade da marca Alcoutim no contexto nacional e internacional, regista a autarquia em comunicado.
A certificação, orientada pelos referenciais da Biosphere, visa alinhar o território com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, promovendo ações que integram a conservação ambiental, valorização do património cultural e fortalecimento económico e social.
Segundo a mesma fonte, a parceria com a Biosphere Portugal "integra um plano de trabalho baseado em metas e indicadores claros, com ações que promovem tanto a capacitação dos agentes locais como o envolvimento de produtores e serviços do território. A iniciativa também reforça o compromisso de Alcoutim com a inovação e a sustentabilidade, visando posicioná-lo como um destino de referência na Península Ibérica e no Sudoeste Europeu".
A Câmara Municipal de Alcoutim diz no comunicado que, prevê auscultar a comunidade e os agentes locais no decorrer do processo, garantindo que as suas perspetivas e contributos sejam integrados nas ações e estratégias implementadas.
Esta ação faz parte do projeto “FORTours III”, Fortificações de Fronteira: Fomento do turismo cultural transfronteiriço", aprovado no âmbito do programa operativo INTERREG VI - A Espanha Portugal (POCTEP 2021-2027).