Na sua 72ª edição, a festa tem a organização do município de Alcoutim e pretende valorizar e promover o interior algarvio, divulgar a gastronomia, o artesanato e os produtos típicos da região.
De acordo com nota enviada ao Algarve Primeiro, os visitantes terão à disposição barraquinhas com produtos regionais, animação diurna e espetáculos noturnos.
No dia 12 de setembro, sexta-feira, o evento arranca pelas 10h00 com as comemorações do Dia do Município. Pelas 18h00 disputa-se um jogo de futebol internacional a que se seguirá animação musical no Cais Sul com Do Alentejo e Arte Musica. Às 22h00 sobe ao palco do recinto principal da festa a banda Quarta Série, seguindo-se o concerto de Zé Amaro, pelas 24h00. O aguardado espetáculo de fogo-de-artifício sobre o rio, ocorrerá cerca das 02h00 e uma hora mais tarde, inicia a discoteca no Cais com DJ Jonny V & DJ Gustavovera e o DJ Hood 58.
Todos os dias haverá baile animado pela banda Quarta Série, ao nascer do sol, será distribuído o famoso cacau no rio, uma tradição neste evento.
O segundo dia da iniciativa, 13 de setembro, começa com animação de rua com AL-Fanfare, pelas 17h00, seguindo-se um Sunset no Cais Sul com José Luís e Sofia Noronha. Pelas 20h00 a animação musical no Cais Sul estará a cargo de Rafael Sousa e Arte Musica. A atuação dos Némanus está agendada para as 24h00, o espetáculo piromusical com multimédia decorrerá pelas 02h00 e uma hora depois, começa a discoteca no Cais com o DJ Pete Tha Zouk e DJ Xinha.
No dia de encerramento, 14 de setembro, ao longo da tarde, decorrerão as tradicionais atividades desportivas no rio Guadiana, designadamente a travessia a nado, a apanha do pato e o pau de sebo. A última noite tem como cabeças de cartaz Noninho Navarro e Maninho, que subirão ao palco, pelas 22h00. No fim da noite, o DJ Christian F e DJ Xinha marcam presença na discoteca do Cais.
A entrada é gratuita e o evento conta com o apoio de várias entidades locais e nacionais, «reforçando o seu papel como ponto alto na vida cultural e social do concelho», destaca a nota da autarquia.