Desporto

Albufeira vence candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026

Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)
Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)  
A notícia foi transmitida a 4 de novembro ao Município de Albufeira, pela ACES-Europe, através do presidente, Gian Francesco Lupattelli, e foi tornada pública ao início da noite de ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, no início da Gala do Desporto.

Albufeira vence assim a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026. Para José Carlos Rolo, autarca de Albufeira, “desde há quase quatro anos que nos empenhamos nesta candidatura, mantendo apoios a clubes e associações, investindo nos equipamentos desportivos e incentivando a prática desportiva de modo formal e informal. Esperamos poder contar com o contributo de todos os albufeirenses e de todas as estruturas desportivas locais, nacionais e internacionais para superar as expectativas deste novo título alcançado para o nosso município.” O edil assinalou também que “o movimento associativo é muito dinâmico em Albufeira e os apoios, quer financeiros, quer em espécie, não são uma despesa, mas sim um forte um investimento nas pessoas. O que aqui temos é o resultado, a parte visível da consequência de todo este trabalho”, destacou.
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do pelouro da Juventude e Desporto, lembrou que “a nossa vontade de sermos Cidade Europeia do Desporto tem-nos guiado há mais de três anos para este título, que a todos engrandece. Por isso, é com muita satisfação que digo: conseguimos, Albufeira! É o reconhecimento da nossa excelência! Aqui, temos tudo o que é preciso para cumprirmos a nossa missão de “Desporto para Todos!””. 
 
Aquele responsável explicou ainda que foi feito “muito investimento neste último ano e meio, um grande esforço na requalificação dos equipamentos desportivos existentes, nos estádios, nos polidesportivos, na iluminação dos espaços, nos parques e em outras estruturas. Nem tudo está bem, mas queremos melhorar para proporcionar melhores condições para todos vocês, atletas formais ou não, de modo a que todos os pais possam deixar com tranquilidade os seus filhos nas suas ações desportivas”, enquadrou.