Desporto

Albufeira vai ser a capital da dança desportiva

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
Albufeira recebe no próximo dia 27 de janeiro, o Campeonato Nacional de Sub-21 Latinas e Standard, a primeira Jornada da Taça de Portugal em Latinas e Standard e a Gala dos Campeões. As provas, que vão decorrer no Pavilhão Municipal de Albufeira, são uma organização da Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD) em parceria com o Futebol Clube de Ferreiras (FCF) e o apoio do Município de Albufeira.

A seguir às provas, realiza-se, pela primeira vez, a Gala dos Campeões do Circuito Nacional da época de 2023. Os prémios vão ser entregues aos atletas de solo, pares e grupos, sendo, igualmente, distinguidos os atletas da seleção nacional.
 
No dia 28 de janeiro, decorre, no mesmo local, o 1.º Training Camp da época. Trata-se de um momento de formação que tem por objetivo promover a socialização entre os atletas e que lhes permite treinarem com os melhores da modalidade a nível nacional e internacional, informa nota publicada pelo Município.
 
Durante a apresentação do evento, que decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, o autarca José Carlos Rolo, agradeceu ao clube “que tem os maiores pergaminhos nas danças em Albufeira”, deu os parabéns aos atletas e aos dirigentes pelo empenho e dedicação que têm votado à modalidade. Sublinhou a importância da parceria entre a FPDD e o FCF com vista à realização do evento e referiu tratar-se de uma importante iniciativa a que a autarquia não podia deixar de se associar. “Albufeira é candidata a Capital Europeia do Desporto em 2026. Este é um enorme desafio para nós. Daí a estratégia do Município em atrair grandes organizações desportivas a nível distrital, nacional e internacional, como este Campeonato de Dança, a Corrida de São Silvestre, a Race Nature Albufeira, a Volta ao Algarve em Bicicleta, o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, entre outros eventos que comprovam que o Município dispõe de infraestruturas à altura, capacidade técnica e um conjunto de modalidades e grupos desportivos que merecem o nosso agradecimento pelo trabalho e resultados alcançados, colocando os clubes do concelho lado a lado com o que de melhor se faz no país”.
 
Armando Batista, vice-presidente da FPDD, congratulou o FCF “pela coragem de se associar à organização do Campeonato Nacional de Dança Desportiva” e ao Município de Albufeira “pelo apoio que dá aos clubes nas suas deslocações bem como por fazer parte desta importante organização”.
 
Durante dois dias, Albufeira vai ser a capital nacional da Dança Desportiva, disse. “Portugal já é medalha de bronze no Campeonato da Juventude, resultado alcançado numa participação com o total de 57 países. Trata-se de um marco importante para nós que somos os fundadores da Dança em Portugal”. A Federação está empenhada para que este evento seja um sucesso. “Estamos disponíveis para organizar um campeonato internacional no próximo ano e tudo faremos para que se realize em Albufeira”, revelou.
 
Por sua vez, António Colaço, presidente da direção do FCF, agradeceu à Federação Portuguesa de Dança a oportunidade de realizar o evento em Albufeira. Sublinho que “estamos muito satisfeitos com a notícia de que no próximo ano irá realizar-se aqui uma competição internacional e informo que estamos disponíveis para a possibilidade de se organizar uma prova em Paderne. O FCF já tem 25 anos a dançar. Somos o clube do Algarve há mais tempo na Dança Desportiva e com maior representatividade. Este é um momento marcante para a Dança no Algarve e para Albufeira em particular, com impacto bastante positivo na modalidade”, concluiu.
 
A última intervenção coube a Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto, que reiterou a opinião do presidente sobre a importância da realização deste tipo de eventos durante a época baixa “fundamental para dinamizar a economia local e promover a nossa marca a nível interno”. Destacou, que o foco da autarquia passa por garantir todas as condições para que a candidatura do Município a Capital Europeia do Desporto em 2026 seja uma candidatura forte e ganhadora. “Vamos continuar a apoiar o Desporto, os atletas e os clubes do concelho, quer através da realização de contratos-programa quer no apoio aos transportes e organização de atividades”, informou.
 
Paralelamente, destacou, à semelhança do que defende o edil José Carlos Rolo, “ao organizar eventos desportivos durante a época baixa, contribuímos para trazer mais pessoas a Albufeira e reduzimos a sazonalidade”.