Cultura

Albufeira recebe mais uma edição dos Prémios Sophia Estudante

Entrega de prémios em 2024 (Foto - CM Albufeira)
Entrega de prémios em 2024 (Foto - CM Albufeira)  
Albufeira recebe mais uma edição dos Prémios Sophia Estudante. A anteceder o evento, marcado para os dias de 20 a 23, há diversos workshops para os alunos do concelho, do 1.º ciclo ao secundário, que se iniciam no dia 17. Entretanto, a Galeria Municipal João Bailote recebe a exposição dos cartazes deste ano, de 14 a 23 de fevereiro em que as sessões são de entrada livre.

PUB

Os Prémios Sophia Estudante vão já na sua 11.ª edição, organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Município de Albufeira que acolhe esta mostra/concurso desde 2022. Este ano, o tema é “O trabalho de ator”.

Conforme revela nota do Município de Albufeira, os workshops, subordinam-se ao tema “O cinema por dentro” e são dirigidos a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, visando uma sensibilização à linguagem e matéria do cinema a partir da visualização, análise e discussão de filmes, explorando também os recursos pedagógicos dos programas de cooperação europeia “CinEd” e “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa “O Mundo à Nossa Volta”). Teresa Garcia e João Rodrigues são os formadores destas ações.

Na segunda-feira, dia 17, o workshop destina-se a turmas do 2.º ciclo (14h30 – 17h30), no dia 18 é para os alunos do 3.º ciclo (14h30 – 17h30) e na manhã do dia 19 é para os alunos do 1.º ciclo (10h00 – 13h00). Na tarde do dia 19 (15h00 – 17h00), a sessão em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC) é para os alunos do ensino secundário, sendo projetado o filme “Aparição”, de Fernando Vendrell, uma adaptação do romance de Vergílio Ferreira que mergulha na vida de Évora dos anos 50, abordando a vida de um jovem professor idealista cujo destino se cruza com o de três irmãs dentro de um ambiente repressivo e conservador. Após a projeção do filme, os alunos do ensino secundário serão convidados a participar num debate com o objetivo de refletir sobre os temas centrais do filme e dos desafios de adaptar a obra literária de Vergílio Ferreira, permitindo uma abordagem crítica e interativa entre alunos e convidados. O debate conta com as presenças de Elsa Mendes (Plano Nacional de Cinema), Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) e os atores Jaime Freitas, João Cachola e Victória Guerra. 

Refira-se que estes workshops estão a cargo da Associação ‘Os Filhos de Lumière’, em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Plano Nacional de Cinema, e os programas incluem filmes selecionados por países parceiros, acompanhados de cadernos pedagógicos para apoiar professores e formadores. Em Portugal, foram produzidos cadernos pedagógicos sobre filmes como “O Sangue” (Pedro Costa), “Uma Pedra no Bolso” (Joaquim Pinto) e “Aniki-Bóbó” (Manoel de Oliveira), promovendo a reflexão sobre o cinema como expressão artística e ferramenta de conhecimento.

Antes ou depois destes workshops, os alunos podem visitar a exposição dos cartazes dos filmes a concurso na Galeria Municipal João Bailote, sendo o cartaz vencedor do concurso de identidade gráfica do evento deste ano, da autoria de Luísa Cardoso, aluna da ESCS – Escola Superior de Comunicação Social.