A iniciativa reuniu vários jornalistas franceses, ligados tanto à imprensa generalista como ao turismo e viagens, com o objetivo de mostrar que Albufeira é um destino atrativo para além da época balnear. Durante três dias, os convidados descobriram a diversidade da oferta turística do concelho, beneficiando de um clima ameno de final de verão e de um programa intenso preparado para este propósito.
Esta ação soma-se a outras iniciativas que a APAL e o Município de Albufeira têm vindo a desenvolver especificamente para o público francês. Ao longo de 2023 e 2024, Albufeira marcou presença em importantes feiras de turismo em Paris, com destaque para a IFTM Top Resa, a maior feira profissional do setor em França, onde o destino se apresentou com stand próprio para reforçar contactos com operadores, jornalistas e agentes de viagens. A autarquia mantém ainda uma parceria estratégica com a associação Cívica – que reúne autarcas lusodescendentes em França – promovendo intercâmbios e ações conjuntas que aproximam Albufeira do público e das comunidades francesas de origem portuguesa.
A aposta neste mercado resulta da importância crescente de um país que é hoje um dos cinco principais emissores de turistas para Portugal e para o Algarve, representando uma fatia crescente das dormidas e dos hóspedes internacionais. No concelho de Albufeira, este fluxo traduz-se em maior procura ao longo de todo o ano, incentivando a diversificação da oferta para lá do sol e mar, com experiências de gastronomia, enoturismo, natureza, bem-estar e turismo ativo.
Segundo Desidério Silva, presidente da APAL, a iniciativa de setembro"é mais um contributo para que possamos estabelecer e promover uma oferta estruturada e apelativa durante todo o ano, aliando natureza, cultura e sabores regionais, sempre com um clima convidativo".