Desporto

Albufeira já é candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2026

Fotos - Algarve Primeiro
Fotos - Algarve Primeiro  
Albufeira formalizou esta quarta-feira, a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2026, na presença de membros do Comité de Avaliação sob a égide da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa).

Na cerimónia estiveram presentes o presidente do Município, José Carlo Rolo, o vice-presidente e vereador do Desporto, Cristiano Cabrita, o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Pedro Santos, o presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, o diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno, entre outros convidados, como os embaixadores da candidatura, representantes e atletas de clubes e de associações desportivas do concelho. 
 
 
Em Portugal, há duas candidaturas a Cidade Europeia do Desporto em 2026, a cidade de Paredes e a de Albufeira, cujo anúncio da candidatura está previsto para novembro.
 
José Carlos Rolo referiu que para atingir o objetivo, foram feitos investimentos nos últimos 3 anos para melhorar o parque desportivo e as infraestruturas necessárias para a prática desportiva. «Temos o movimento associativo organizado e federado, quer também aquele que é espontâneo e isso é importante». O autarca falou da experiência do município na realização de eventos desportivos, «desde campeonatos nacionais, passando por europeus e mundiais de muitas modalidades». Considerou o desporto como uma atividade da paz, numa altura em que o mundo vive vários cenários de guerra, lembrando a missão dos Jogos Olímpicos «que foram criados com o espírito de amizade e de congregação entre os povos», sublinhou. 
 
O edil destacou ainda o desporto como meio para combater a sazonalidade no concelho, através da realização de eventos desportivos que decorrem na época baixa do turismo, sendo uma mais-valia para a economia local. «Somos procurados por muitas equipas e atletas do Norte e Centro da Europa para fazerem aqui os seus estágios e os seus treinos, aproveitando o bom clima que temos», evidenciou. 
 
 
Cristiano Cabrita que foi coordenador da equipa de trabalho que preparou o dossier da candidatura, registou o empenho dos funcionários do município, «com a convicção de que estávamos a trabalhar para o bem da nossa cidade e aqui chegámos hoje com um programa bem definido, que irá mostrar aquilo que temos como infraestruturas, mas também novos projetos que irão certamente alavancar Albufeira para um novo patamar de excelência ao nível do desporto». O responsável chamou a atenção do Comité de Avaliação para que analise as infraestruturas e o envolvimento em torno da candidatura, «representando uma Albufeira moderna e virada para o desporto, que enquanto comunidade quer abraçar este projeto». 
 
Gian Francesco Lupattelli, disse que Albufeira é uma cidade conhecida em toda a Europa pela união do turismo com o desporto, considerando tratar-se «de uma candidatura forte» que tem a possibilidade, a par com a de Paredes de ganhar o título. Reconheceu também o papel importante que o IPDJ tem tido na promoção do desporto em Portugal, e não esqueceu o falecimento de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, a quem apelidou de «amigo», pedindo um minuto de silêncio em sua memória. 
 
César Matoso interpretou o hino da candidatura de Albufeira, composto pela professora de música Carolina Leote com letra da escritora Luísa Monteiro.