O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de outubro, com o intuito de chamar a atenção para a questão da saúde mental, combatendo o estigma e o preconceito associados à saúde psicológica.
Em Albufeira a data é assinalada de 10 a 15 de outubro, através da realização da primeira edição do projeto SINERGIAS, uma iniciativa promovida pela autarquia, com organização da Rede Macramé (rede de psicólogos dos serviços públicos e IPSS’s do concelho), em parceria com a ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES).
Segundo explica o Município de Albufeira em nota divulgada, o projeto tem por objetivo "alertar para a importância de se criarem sinergias, unir esforços, competências e talentos, com vista a proporcionar às crianças e jovens do concelho ambientes saudáveis, que contribuam para a melhoria do seu bem-estar, desenvolvimento e equilíbrio emocional, sensibilizá-los para a coresponsabilidade, bem como impulsionar o trabalho em rede, com o envolvimento da família, escola, autarquia, associações, empresários e todos os cidadãos em prol da saúde mental dos mais jovens".
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “a iniciativa assenta no pressuposto de que as crianças e jovens não são apenas responsabilidade dos pais, educadores e professores, mas de toda a comunidade onde os mesmos se encontram inseridos, daí a importância do trabalho em rede e de que todos estejam atentos para detetar, mas sobretudo para prevenir situações de isolamento e desequilíbrios emocionais, que possam conduzir a problemas de saúde mental”. O programa, que surgiu no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental e do Ano Europeu da Juventude (2022), instituído pelo Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia, pretende colocar em evidência as repercussões que a pandemia trouxe para o bem-estar e saúde mental das crianças e sensibilizar a comunidade para a importância da juventude na construção do futuro e de uma Europa melhor.
A autarquia destaca que a Rede Macramé tem vindo a acompanhar de perto a situação de fragilidade da saúde mental, do equilíbrio emocional e do bem-estar das crianças e adolescentes do concelho de Albufeira, "manifestando a vontade de unir esforços e criar momentos de reflexão-ação", de que é exemplo esta primeira edição do programa SINERGIAS.
José Carlos Rolo destaca a importância do programa, realçando que «as evidências científicas demonstram que a doença mental nas crianças e jovens resultam muitas vezes em insucesso escolar, problemas no relacionamento social e familiar, instabilidade no emprego, entre outras dificuldades difíceis de reverter, com custos elevadíssimos a nível económico e social».
O programa contempla atividades e experiências motivadoras em que se privilegia as interações entre profissionais das áreas da saúde mental e da educação, alunos e comunidade, nomeadamente rodas de conversas, cinema, workshops, aulas abertas, arte e eventos radicais, juventude e paz e a sustentabilidade do planeta.
Em destaque está, também, a realização da quinta edição do projeto “Brincar Seguro, Correndo Riscos”, que acontece no Parque do Ribeiro, no último dia do evento, das 10h00 às 21h30. Para o Município, "trata-se de uma atividade que tem feito grande sucesso na comunidade" e que visa a promoção da saúde física e mental dos mais novos, sensibilizando-os para as atividades ao ar livre e para o respeito pela natureza e espaços urbanos. «Prepararmos a juventude para o futuro e oferecer-lhes ferramentas que lhes possibilita responder aos vários desafios que se colocam ao longo da vida, de forma saudável e emocionalmente sustentável é, também, uma responsabilidade da sociedade civil, da comunidade, e todos os que nela coabitam. Por acreditarmos nisso, apostamos no desenvolvimento uma sociedade mais evoluída e com uma visão mais aberta sobre o futuro. Este é um dos projeto que desenvolvemos com os nossos parceiros a pensar no bem-estar daqueles que vão ser os alicerces da nossa sociedade no futuro» reforçou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
O programa é de entrada gratuita, mas requer inscrição prévia nas atividades, pelo que os interessados devem preencher o formulário em www.cm-albufeira.pt, onde podem, também, aceder ao programa detalhado.