“Imagine abrir a torneira e não ter água. Se não agirmos agora, esta será a realidade”, é o mote da campanha de sensibilização lançada pela AdVRSA - Águas de Vila Real de Santo António, concessão do grupo Aquapor, com o objetivo de apelar para a necessidade de uma mudança de hábitos urgente para fazer face à escassez de água que se vive no Algarve.
A AdVRSA tem atualmente mais de 21.700 clientes no município e gere mais de 200 quilómetros de rede de abastecimento de água no concelho.
Em comunicado, a empresa refere que a situação atual de seca prolongada no Algarve "exige a tomada de medidas de caráter urgente, que envolvem todos os utilizadores de água na região”.
A AdVRSA sublinha que a otimização da utilização da água, tem sido uma tónica desde o início da sua atividade, através da implementação de várias medidas (campanhas ativas de deteção de perdas, criação de zonas de medição e controlo, implementação de ferramentas de gestão de performance de redes, campanhas de fiscalização e renovação do parque de contadores), entre outras iniciativas, no sentido de maximizar a redução do desperdício e aumentar a eficiência hídrica. Com estas medidas, a empresa diz que o resultado traduz-se em perdas de água inferiores a 20%, representando uma diminuição de cerca de 10% em cinco anos.