Dessa forma, a autarquia refere numa nota divulgada, que o Agrupamento ficou mais capacitado para, "de uma forma mais célere e autónoma", gerir e fazer face as necessidades educativas e dos equipamentos das escolas da rede pública do concelho, frequentadas pelas crianças, desde o pré-escolar aos alunos do ensino básico.
Caberá ao Agrupamento manter as escolas funcionais para a prática da aprendizagem, nomeadamente na aquisição de material didático e outros equipamentos escolares e zelar pela conservação e manutenção dos edifícios.
Apesar deste reforço, o funcionamento dos edifícios das escolas continuará a cargo do Município garantindo a verba financeira para assegurar outros encargos das instalações, incluindo despesas correntes de cada escola.
Ainda na área da Educação, a Câmara Municipal de Aljezur adianta que continua a disponibilizar outros apoios e complementos educativos, onde se insere o plano de transportes escolares e o apoio a todas as crianças do Pré-Escolar, e aos alunos do 1º e 2º Ciclo, nos montantes de 8 e 16 euros, respetivamente.