Refletir acerca do estado atual do setor turístico, procurar novas estratégias para promover a marca “Albufeira”, criar pontes de cooperação entre associados e entidades locais, são alguns dos objetivos que levaram a nova direção da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, a criar um grupo de trabalho, cuja primeira reunião decorreu na passada sexta-feira.
Autarcas, empresários, quadros superiores de empresas, representantes de associações empresariais, foram vários os que marcaram presença na reunião de lançamento do novo grupo de trabalho criado pela recém-eleita direção da APAL. A sessão foi conduzida por Desidério Silva, tendo contado com a presença de vários elementos da direção e restantes órgãos sociais, assim como de Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
A nova direção da APAL pretende aproximar-se dos vários agentes ligados ao setor, motivando a sua participação em diferentes fóruns. "A estratégia passa por valorizar o papel desta instituição para que possa ser um fórum de promoção do destino ainda mais eficaz, integrando
a variada oferta turística presente neste território", refere em comunicado.
Na sessão de trabalho, foram apresentadas algumas das iniciativas que fazem parte do Plano de Atividades da APAL para 2023. O documento foi aprovado em janeiro e contempla um conjunto de ações em vários mercados, assim como a presença em feiras, a organização de
workshops e fam trips.
A APAL pretende ainda reforçar a sua comunicação institucional, dando a conhecer o trabalho efetuado, também com o objetivo de angariar novos associados e aumentar a sua rede de parceiros.
Na mesma sessão falou-se de questões como a sazonalidade, a interligação com as entidades parceiras, a necessidade de reforçar a promoção do destino apostando em ferramentas digitais, a valorização dos mercados de nicho que complementem o produto sol e mar, a promoção nos mercados onde existem voos diretos para Faro, sejam eles consolidados ou em crescimento, ou a promoção integrada de grandes eventos que possam maximizar os investimentos realizados pelas entidades promotoras.
Consensual foi a ideia de que há trabalho a fazer e que a APAL, em articulação com a autarquia, associados e parceiros, pode desempenhar um papel cada vez mais importante no sentido de identificar oportunidades de promoção, agregar os associados em ações conjuntas e contribuir para valorizar a marca “Albufeira”.
As conclusões desta primeira reunião servirão para sustentar próximas opções estratégicas, sendo que é intenção da APAL que este órgão consultivo informal possa reunir trimestralmente para novos inputs e sugestões.