A APAL – Agência de Promoção de Albufeira apresentou a sua nova imagem num encontro que decorreu na passada quinta-feira, 18 de janeiro, no auditório da AHETA - Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
O evento serviu para assinalar o primeiro aniversário de mandato dos atuais corpos sociais e para anunciar algumas das iniciativas agendadas para 2024, ano em que se assinalam os 20 anos da associação.
Cerca de uma centena de convidados assistiram à apresentação, entre membros dos corpos sociais, associados, entidades e parceiros.
Sobre a nova imagem, a APAL descreve-a em comunicado, como "mais atual e dinâmica", ao mesmo tempo que aposta num novo logótipo da marca Visit Albufeira, que será a base para estruturar toda a comunicação promocional utilizada em feiras, workshops e demais certames turísticos. Ambas as imagens foram desenvolvidas pela empresa Malha – Comunicação.
Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, aproveitou para lançar algumas das ações preparadas para este ano, com destaque para a organização do Dia de Albufeira, em Sevilha e a participação na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, ambas previstas para fevereiro e março.
Ao longo de 2024, são várias as iniciativas previstas, nomeadamente a realização de vários workshops direcionados a mercados importantes como o Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Espanha e Estados Unidos da América, este último na sequência da anunciada abertura de voos diretos para o Algarve.
Está, ainda, previsto o regresso a Paris para participar na IFTM Top Resa - Paris. Em complemento às ações presenciais, foi referida a aposta em várias campanhas que visam reforçar a presença de Albufeira nos canais digitais.
Além de um novo website promocional, que sairá em breve e de novos materiais promocionais e de merchandising, Desidério Silva anunciou a realização, em abril, de um grande evento para celebrar os 20 anos da APAL, que irá incluir uma conferência, uma mostra de associados e um jantar oficial.
O dirigente aproveitou para fazer o balanço deste primeiro ano de mandato, referindo que a APAL tem atualmente 220 associados, sendo, por isso, a maior associação empresarial do concelho de Albufeira.
Desidério Silva considerou que a APAL deve fomentar uma relação contínua com os associados e parceiros, colocando-se ao serviço de Albufeira, na promoção da sua economia, mas também na reflexão sobre as questões que hoje marcam o setor, como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.
A apresentação contou, ainda, com as intervenções de Hélder Martins, presidente da AHETA, e de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Hélder Martins, além de sublinhar a importância do trabalho conjunto entre a AHETA e a APAL em prol do setor, aproveitou para abordar os temas da gestão da água e da falta de recursos humanos.
José Carlos Rolo corroborou estas duas questões e destacou alguns dos projetos diferenciadores do concelho, entre os quais a candidatura do Geoparque Algarvensis à UNESCO e a exposição subaquática do artista plástico Vhils, que já pode ser visitada.