Economia

Aeroporto de Faro registou crescimento de 6,8% no movimento de passageiros até agosto

Foto - Depositphotos  
O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses aumentou 5,2% em agosto, face ao mesmo período de 2024, e cresceu 4,9% nos primeiros oito meses do ano, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

De acordo com as Estatísticas Rápidas do Transporte Aéreo do INE, em agosto movimentaram-se nos aeroportos nacionais 7,8 milhões de passageiros, registando-se o desembarque médio diário de 122,4 mil pessoas, mais 5,0% do que no mesmo mês de 2024 (116,5 mil).

Já no acumulado entre janeiro e agosto de 2025, o número de passageiros movimentados aumentou 4,9%, com um total de 49,846 milhões de pessoas transportadas.

O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos entre janeiro e agosto, registando crescimentos quer no número de passageiros desembarcados (+2,7%), quer embarcados (+2,5%) face ao mesmo período de 2024.

No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-1,6%) e embarcados (-1,3%) e ocupou a segunda posição, enquanto Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a terceira, quarta e quinta posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.

Desde o início do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 48,4% do total de passageiros (24,1 milhões; +3,1% face ao período homólogo de 2024).

O aeroporto de Faro registou um crescimento de 6,8% no movimento de passageiros (7,3 milhões; 14,6% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,7% do total de passageiros movimentados (11,3 milhões) e aumentou 5,5%.

Considerando apenas o mês de agosto, aterraram nos aeroportos nacionais 26,3 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo 80,6% dos passageiros desembarcados a tráfego internacional, num total de 3,1 milhões (+4,8%).

A maioria destes passageiros eram provenientes do continente europeu (65,8% do total), mais 4,4% face a agosto de 2024, sendo o continente americano a segunda principal origem, concentrando 9,7% do total de passageiros desembarcados (+8,7%).

Relativamente aos passageiros embarcados em agosto, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, num total de 3,3 milhões (+5,5%), tendo 67,5% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, um crescimento de 5,4% face a agosto de 2024.

Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,5% do total; +5,9%).

O INE destaca que, desde o início de 2025, se têm vindo a registar máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, com exceção do mês de fevereiro.

Já o movimento de carga e correio nos aeroportos do país recuou 1,4% em agosto face ao mesmo mês de 2024, para 20,5 mil toneladas, mas aumentou 2,1% em termos acumulados, para 168,8 mil toneladas.

Entre janeiro e agosto, o movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 78,1% do total, atingindo 131,8 mil toneladas (+3,3% face ao mesmo período de 2024). No conjunto dos restantes aeroportos, o movimento de carga e correio diminuiu 1,8%.