Cultura

Admirável Mundo Verde de Filipa Fonseca Silva vai ser apresentado na Fnac de Faro

Filipa Fonseca Silva (Facebook)
Filipa Fonseca Silva (Facebook)  
No domingo, 25 de agosto, pelas 19h00 acontece na Fnac de Faro, no Forum Algarve, a apresentação do livro Admirável Mundo Verde, de Filipa Fonseca Silva, com a moderação de Analita Alves dos Santos.

Depois do sucesso de E Se Eu Morrer Amanhã? e de O Elevador, nomeados para melhor livro do ano e em adaptação para filme, Filipa Fonseca Silva apresenta um romance que levanta questões incontornáveis, como a emergência climática e a polarização de uma sociedade à deriva.
 
Filipa Fonseca Silva nasceu no Barreiro em 1979. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica em 2002, preferiu a publicidade ao jornalismo, tendo trabalhado como criativa publicitária até 2017. Em 2011, iniciou a sua carreira literária com Os 30 — Nada é Como Sonhámos, cuja versão inglesa fez com que se tornasse na única autora portuguesa a atingir o Top 100 da Amazon. Desde então, publicou mais quatro romances, dois livros de humor e inúmeras crónicas, contos e ensaios. Um desses livros, O Elevador, além de ter sido finalista do Livro do Ano Bertrand, vai ser adaptado a filme em 2024. Em março de 2023, fundou o Clube das Mulheres Escritoras, uma plataforma de apoio mútuo entre autoras, que tem como objetivo promover e celebrar a Literatura Portuguesa escrita por mulheres. Vive em Lisboa com o marido e os dois filhos.
 
Analita Alves dos Santos nasceu na Alemanha a 20 de outubro de 1974. Vive no Algarve, na cidade de Portimão. É autora, formadora de escrita e mentora literária. É ativista literária e incentiva o «cuidado com a Língua», mas também ativista pela causa do Ambiente. Dinamizou em 2011, uma campanha nacional contra a caça ao melro em Portugal, faz parte do Movimento João De Arens e o seu primeiro livro infantojuvenil A Irmandade da Rocha – Daniela e o ouriço do mar, tem como tema a educação ambiental e a preservação da biodiversidade marinha. 
 
No âmbito do seu projeto O Prazer da Escrita dinamiza formações, eventos online e presenciais por onde já passaram milhares de pessoas. Foi professora assistente convidada na Universidade do Algarve e formadora de Escrita Criativa no Instituto de Emprego e Formação Profissional, funções que desempenhou com o objetivo de promover a leitura e o «escrever mais e melhor». É curadora do clube de leitura «Encontros Literários O Prazer da Escrita», um dos clubes de leitura online mais dinâmicos em Portugal, que conta o apoio institucional do Plano Nacional de Leitura. Começou por publicar livros infantis, coordenou e participou em diversas coletâneas de contos e assina colunas de opinião em jornais nacionais. O seu primeiro livro de não-ficção, Erros de Português nunca mais, atingiu, em poucas semanas, o top nacional de vendas, já na sua 2.ª edição.  Complementando o seu trabalho de autora, realiza regularmente ações de escrita e de incentivo à leitura junto de escolas, bibliotecas e feiras do livro.
 
Parte dos direitos de autor da obra Admirável Mundo Verde serão doados a uma organização ambiental.