O cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Faro, às próximas eleições legislativas, apresentou o programa para a região, numa sessão que decorreu na quinta-feira, na sala do Museu Regional do Algarve, em Faro.
Miguel Pinto Luz definiu quatro prioridades: saúde, transportes, habitação, água, apostando na "reconciliação do turismo com os algarvios". "Este setor tem de gerar riqueza para uma redistribuição justa. Com mais de 20 milhões de dormidas por ano, região líder em Portugal, entende-se que é tempo de os 16 concelhos darem as mãos", defendeu.
Propõe definir uma taxa turística "em linha com outros exemplos nacionais, e internacionais", que garanta uma receita de, no mínimo, 40 milhões de euros por ano, em que metade dessa desse valor (20 milhões) será alocado à promoção, captação de grandes eventos e capacitação do setor turístico. Os restantes 50% são para garantir consultas de telemedicina (MGF e pediatria) permanentemente a todos os cidadãos, com o objetivo de aliviar as urgências, através de uma primeira consulta à distância.
Outra medida, passa pela criação de um passe regional de transportes e ainda o apoio à habitação, desde a conceção, projetos, disponibilização de terrenos públicos e agilização processual.
Na sessão de apresentação do programa, discursaram o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, a representante do CDS-PP, Isilda Guerreiro, o presidente do PSD-Algarve, Cristóvão Norte, o presidente da comissão de honra da AD, José Macário Correia e o mandatário da candidatura, José Mendes Bota. O diretor de campanha é Henrique Gomes.