O encontro teve lugar na sede da CCDR Algarve, em Faro, sendo um espaço de reflexão estratégica e construção de soluções para o futuro da economia algarvia.
Na sessão de abertura, o presidente da ACRAL, Miguel Morgado Henriques, destacou a particularidade do tecido económico da região: “O Algarve apresenta características muito específicas e singulares no contexto nacional. É essencial que as soluções para os desafios regionais tenham em conta esta realidade distinta.” “O comércio local enfrenta profundas transformações, e a adaptação às exigências da digitalização e da sustentabilidade é um desafio determinante para garantir a competitividade.” “Enfrentar estes desafios de forma estratégica é a chave para que o Algarve possa prosperar.”
O congresso contou com três painéis temáticos, abordando áreas como Turismo, Imobiliário, Trabalho, Saúde, Inclusão Social e Comércio de Proximidade. No terceiro painel, dedicado à diversificação e sustentabilidade, foi sublinhado que o comércio local continua a ser um dos setores mais afetados pelas mudanças do mercado, exigindo respostas inovadoras.
O evento, com curadoria de Miguel Frasquilho, contou na sessão de abertura com a intervenção do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, entidade que acolheu a realização, e do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Entre os oradores convidados estiveram o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, o presidente da AMAL, António Pina, o presidente da Assembleia Geral da AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), Mário Azevedo Ferreira, a diretora do Refúgio Aboim Ascensão, Carla Pargana, o professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Luís Coelho, o CEO da Lusíadas Saúde, Vasco Antunes Pereira, o advogado e gestor, Luís Parreirão, o assistente da direção do Aquashow Park Hotel, Nuno Trindade e o CEO da Garvetur, Reinaldo Teixeira.