Ambiente

Ações ambientais em Alvor assinalaram Dia Mundial das Zonas Húmidas

Fotos - CM Portimão
Fotos - CM Portimão  
O Dia Mundial das Zonas Húmidas que se celebra anualmente a 2 de fevereiro, foi assinalado no concelho de Portimão com o objetivo de sensibilizar para a importância dos valores naturais, culturais, sociais e económicos que as zonas húmidas possuem.

PUB

O concelho tem duas importantes zonas húmidas, o estuário do Arade e a Ria de Alvor. Esta última foi designada em 1996 como Sítio Ramsar – Sitio de Importância Ecológica Internacional pelo Governo Português, no âmbito da Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional.

Segundo descreve uma nota da autarquia de Portimão, "para além de ser um importante local para repouso e alimentação de inúmeras espécies de aves, sendo também um habitat de reprodução e crescimento de espécies aquáticas, muitas com elevado valor económico para a comunidade local, as zonas húmidas funcionam como depuradoras da qualidade da água e amortecem o impacte de cheias ou tempestades do mar nas zonas terrestres".

Neste contexto, foi realizada na Ria de Alvor uma ação de limpeza costeira e dinamizado um passeio fotográfico, na manhã do dia 1 de fevereiro.  A Teia d`Impulsos promoveu a ação no âmbito do projeto “Arade Azul”, tendo contado com o apoio da EMARP e do Município de Portimão. 

Nas manhãs de 4 e 5 de fevereiro foi também promovida pela Câmara Municipal de Portimão a remoção de chorão-das-praias, na qual participaram quatro turmas do 7º ano do Agrupamento de Escolas da Bemposta. 

Desde 2017, em conjunto com este agrupamento, têm sido anualmente desenvolvidas ações no sistema dunar de Alvor, na área integrada na Rede Natura 2000, com vista à remoção desta planta exótica com comportamento infestante, que constitui uma das principais ameaças ambientais associadas à degradação de habitats.