Ambiente

Ação de limpeza subaquática em Tavira junta entidades públicas e privadas

 
No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira e da iniciativa #EUBeachCleanUp, promovida pela Fundação Oceano Azul com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, realiza-se, no dia 24 de setembro, pelas 09h30, junto ao molhe poente da barra de Tavira, uma ação de limpeza subaquática.

De acordo com nota da Câmara de Tavira, "a celebração desta data visa sensibilizar as comunidades para o impacto do seu comportamento nos mares e oceanos. O lixo marinho representa uma séria ameaça para a biodiversidade, saúde humana e economia".
 
Dados da Comissão Europeia, aponta que cerca de 80% do lixo encontrado nos ecossistemas marinhos tem origem em atividades humanas em terra e apenas cerca de 20% provém de atividades diretamente ligadas ao mar.
 
A ação em Tavira conta com a participação da Escola de Mergulho U-Diving, entre outros parceiros, como a Autoridade Marítima Nacional, e empresas de transporte marítimo-turística, Taviraverde - EM de Ambiente e Hotel Vila Galé Albacora.
 
Desde 2019, foram recolhidas, em Portugal, mais de 250 toneladas de lixo marinho, com o envolvimento de mais de 18 mil voluntários em 625 ações.