Estar de bem com a vida implica ter pessoas felizes à nossa volta, viver num ambiente limpo e confortável e sentir prazer em ser, estar e fazer. Tudo isso é muito simples se pensar por si e, se aplicar aquilo que sente na sua realidade.
Ensine também os mais novos a encontrarem esse seu caminho e, em pouco tempo, terá um grupo maior.
Para facilitar a tarefa, deixamos aqui algumas dicas que pode adequar ao seu estilo de vida e melhorar sempre que quiser. Boa sorte!
1-O primeiro aspeto é não querer mudar os outros, mas sim mudar os seus próprios comportamentos. Concentre-se em si e nas suas ações. Procure relações harmoniosas com os outros. Não faça fofoca, procure aprender com os demais e retire lições de cada experiência de vida.
2-Seja cuidadoso com o seu lixo. Separe os recicláveis e coloque-os no local certo. Tenha o mesmo cuidado com o lixo orgânico e, muito importante, apanhe os dejetos dos seus animais de estimação, já que tudo isto será um ponto a seu favor e na imagem que quer dar ao mundo.
3-Frequente a biblioteca, leia livros, jornais e revistas. Converse com outras pessoas, sente-se numa esplanada e procure saber como se processa a vida em sociedade. Procure saber mais para poder fazer melhor.
4-Evite julgar os outros. Procure locais onde goste de estar e seja um prazer conviver com alguém.
5-Vote nos atos eleitorais. Participe na vida do seu bairro e da sua cidade. Procure dar contributos positivos e dentro da lei do país. Seja cumpridor e um ativo positivo para a comunidade.
6-Sinta orgulho em si mesmo e tenha prazer em ensinar algo do que sabe aos outros. Aproveite as redes sociais para dar bons exemplos de si mesmo. Não perca tempo com comentários inúteis e destrutivos. Aposte no plano oposto; dê boas ideias para a cidade, troque mensagens com quem tem pensamentos comuns e afaste-se de quem o possa levar a dizer o que não quer e não deve.
7-Faça o mesmo fora das redes sociais. Procure pessoas boas, com quem se possa trocar impressões, beber um café, ir a uma festa, etc. Não alimente relações tóxicas e destrutivas. Não alimente críticas que em nada contribuem para melhorar a sua qualidade de vida e a dos outros.
8-Cuide si carinhosamente. Invista algum tempo diário para cuidar da sua imagem, da sua casa, do seu conforto, do que mais gosta de fazer. Esse tempo é precioso para se sentir bem.
9-Trabalhe com mais empenho, prazer e alegria. Evite conflitos com colegas e procure ser melhor pessoa, seja mais ouvinte e reserve algum tempo fora do trabalho para conversar e descontrair um pouco.
10-Dê mais tempo à sua cara-metade, aos seus filhos e à sua vida familiar. Organize o seu dia de forma a poder dar o seu melhor nas várias tarefas, nem que retire algo da sua agenda. Defina prioridades e organize-se para poder ser feliz em vários momentos do seu dia. Às vezes bastam 15 minutos com os filhos, 5 minutos para lavar a louça…
11-Dê compreensão em troca dela. Uma relação alimenta-se da partilha. Coloque a sua família no centro da sua vida e só depois a carreira. Com esta opção, terá muito mais sucesso no emprego porque todos o vão ajudar a crescer e a ser melhor. O mesmo se passa no casamento, quanto mais atenção der à sua cara-metade, mais vai colher e melhor será a vossa intimidade, momentos de lazer, em família e com amigos.
Se quer desfrutar de uma vida mais plena, dê mais de si em tudo o que tem e faça o melhor que sabe, sem esquecer que pode sempre melhorar se ouvir os outros e se estiver atento a si mesmo. Não custa ser melhor pessoa e rodear-se de boas pessoas, já que são elas que nos incentivam e ajudam a melhorar. É boa pessoa quem convive com boas pessoas!