Sociedade

A importância da alfarroba no Algarve em debate durante dois dias em Loulé

 
A produção, transformação e valorização da alfarroba vão estar em debate no “Alfarrobas, arrobas de possibilidades”, em 18 e 19 de outubro, em Loulé, evento que pretende promover a importância do fruto no Algarve, foi hoje anunciado.

Durante os dois dias do evento, vão ser promovidas diversas atividades com o objetivo de enfatizar a importância da alfarroba no contexto da região, indicou a Câmara de Loulé em comunicado.
 
A iniciativa arranca no dia 18, com uma mesa-redonda para debater a produção, transformação e valorização do fruto, no auditório do Convento Espírito Santo, às 15:00, seguida de uma homenagem a Joaquim de Sousa, um enxertador de alfarrobeiras do concelho de Loulé.
 
No dia 19, entre as 10:00 e as 18:00, o Claustro do Convento do Espírito Santo, acolhe um espaço de comercialização de produtos com incorporação de alfarroba, onde vão ser exibidos e apresentados trabalhos de investigação e demonstrações em torno da temática da produção e transformação da alfarroba.
 
O evento termina com um passeio pedestre, turístico e cultural, dedicado ao pomar de sequeiro, na envolvente da cidade de Loulé, com visita ao polo museológico dos frutos secos, conclui a nota do município.
 
Lusa