Dicas

A hortaliça que faz bem ao cérebro

Foto - Depositphotos  
Com um infinito de propriedades, esta hortaliça é acessível em termos de preço e fácil de encontrar, pelo que deve integrar uma dieta saudável e equilibrada.

Os brócolos são uma ótima fonte de vitaminas A, C, E e K, além de terem ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição.
 
Fazem bem ao cérebro e combatem o envelhecimento precoce devido à presença de vitamina K que beneficia as funções cognitivas e cerebrais, ácido fólico e magnésio, que  melhoram o raciocínio e a concentração. Além disso, a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na produção de colágeno, que retarda o envelhecimento da pele e, ainda, previne o envelhecimento celular devido à presença de flavonoides.
 
Também são indicados para quem quer perder peso e sofre de prisão de ventre, na medida em que, uma porção de 100g de brócolos possui, aproximadamente, 25 calorias. As fibras presentes na hortaliça regulam a quantidade de bactérias presentes no intestino e aceleram a digestão, evitando a prisão de ventre.
 
Segundo os nutricionistas, os brócolos também são aliados no que se refere à redução do colesterol, uma vez que, as fibras solúveis presentes na sua composição, auxiliam na diminuição da absorção do colesterol pelo intestino.
 
E como são muitos os benefícios dos brócolos, os nutricionistas lembram também o seu efeito no que se refere à diminuição de inflamações devido essencialmente  à presença de fitonutrientes que contribuem na diminuição do processo inflamatório e do stress oxidativo —responsável pela libertação de substâncias que causam a inflamação.
 
Entre os antioxidantes, destacam-se carotenoides, luteína e zeaxantina, que combatem os radicais livres e diminuem o teor inflamatório das células do corpo.
 
Também ajudam a controlar o açúcar no sangue porque o sulforafano inibe a produção de glicose e provoca a melhoria da glicemia em humanos. Além disso, a quantidade de fibras do alimento reduz os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
 
Os brócolos também ajudam a manter um coração saudável devido à presença de fibras, potássio, magnésio e antioxidantes.
 
O potássio e o magnésio, por exemplo, ajudam a regular a tensão arterial e promovem o relaxamento dos músculos do coração e das artérias. Já as fibras controlam o mau colesterol do organismo. Ambas as condições são fatores de risco para as doenças cardíacas que, segundo os entendidos, podem diminuir com um consumo diário de 100g de brócolos.
 
Esta hortaliça também fortalece os ossos e reforça o sistema imunitário porque é uma fonte de magnésio, zinco e vitamina K. O alimento desempenha um papel importante na adequada mineralização do tecido ósseo. Além disso, a presença de cálcio, vitamina A e C auxiliam na manutenção de ossos saudáveis. O cálcio é um importante mineral para os ossos e dentes, uma vez que participa na manutenção da massa óssea, evitando a osteoporose, que acomete principalmente os idosos e as mulheres após a menopausa. Também devido à sua rica composição, está provado que o consumo diário de brócolos protege o organismo contra infeções, estando em estudo também os seus benefícios na prevenção de alguns tipos de cancro.
 
Assim, aproveite as potencialidades deste poderoso alimento em sopas, saladas ou como um acompanhamento de peixe cozido ou grelhado, use-o em doces e outras receitas a seu gosto, mas não dispense os brócolos na sua alimentação, recomendam os nutricionistas.