Dicas

A chave para uma relação estável e duradoura

A chave para uma relação estável e duradoura
A chave para uma relação estável e duradoura  
Foto Freepik
A maioria das pessoas acredita que a base de uma relação duradoura é a paixão, o romantismo ou o compromisso, mas a ciência diz que não.

PUB

É um facto que esses ingredientes são importantes, que lhes devemos acrescentar a responsabilidade, a lealdade, a atração e a criatividade, mas a chave é a amizade.

Quando o amor está enraizado numa base de amizade genuína, torna-se mais flexível, resiliente e duradouro, asseguram os terapeutas de casal, apontando as razões pelas quais a construção de uma amizade verdadeira suporta um relacionamento, prolonga-o no tempo e garante um dia a dia mais interessante, vibrante e satisfatório.

De acordo com o suzano.tv, estas são as razões pelas quais a amizade tem de ser a base de uma parceria amorosa:

1. Construção de uma conexão emocional profunda

A amizade é uma das formas mais puras de conexão entre duas pessoas, baseada no respeito mútuo, na confiança e na empatia. Quando um relacionamento amoroso tem a amizade como base, os parceiros têm uma conexão emocional profunda que vai além da atração física ou da paixão. Partilham interesses, sorrisos, sonhos e os desafios da vida. Um casal amigo resume-se ao companheirismo, à compreensão, entreajuda, aconselhamento e apoio.

Casais que se divertem juntos, que podem conversar sobre qualquer assunto sem julgamentos e que se apoiam mutuamente em momentos difíceis, tendem a ter um relacionamento mais estável e feliz.

2. Comunicação mais aberta e honesta

Por natureza, os amigos falam de um qualquer assunto sem barreiras ou medos, nesse sentido, um casal que segue esta linha, consegue abrir a mente e o coração ao outro e desabafar também o que sente e o que pensa, o que fortalece os laços e aproxima muito as pessoas. Torna-se mais fácil resolver conflitos, compreender o outro e até entender-nos, asseguram os especialistas do suzano.tv.

3. Confiança mútua

A confiança é um dos pilares mais importantes de qualquer relacionamento, e a amizade é a base perfeita para construí-la. Os amigos investem uns nos outros, sabem que podem contar com o outro em momentos de necessidade e sentem-se seguros ao partilhar as suas vulnerabilidades, a reduzir os ciúmes, a insegurança e muitos medos. Ajuda a reduzir conflitos, facilita o esclarecimento de dúvidas e, naturalmente que permite que os parceiros confiem mais um no outro.

4. Diversão e entretenimento

Quando a paixão inicial começa a diminuir com o tempo, o que realmente mantém o casal unido é a diversão e o prazer de estarem juntos. A amizade entre os parceiros torna o relacionamento mais leve e prazeroso, pois permite que partilhem momentos de diversão como se fossem amigos inseparáveis, que sejam mais criativos e desfrutem de memórias felizes em conjunto.

5. Crescimento pessoal e coletivo

A amizade verdadeira envolve apoiar o crescimento pessoal do outro. Quando o relacionamento amoroso é fundamentado na amizade, os parceiros evoluem como indivíduos, mas também crescem juntos como casal.

Incentivam-se mutuamente a seguirem os seus sonhos, desejos e objetivos, não existe competição, mas sim, colaboração, apoio, troca de ideias e planos conjuntos para celebrarem as conquistas pessoais, profissionais e de casal.

6. Desenvolvimento do perdão e da paciência

Em qualquer relacionamento, os conflitos e os desentendimentos são inevitáveis, mas os amigos sabem entender que foi um mau momento, conseguem conversar sobre o assunto e fazer algo para melhorar na próxima vez. Os amigos sabem que, por muito que existam diferenças, a relação vale mais do que qualquer discussão destrutiva e que não nos conduz a lado algum. Nesse sentido, fala-se abertamente sobre o assunto, defendem-se pontos de vista e reúne-se paciência para seguir em frente até ao próximo embate, o que evita o rancor e o ressentimento que em nada abona a favor do bem-estar que desejam.

Uma amizade numa relação é, segundo os especialistas, muito mais do que um componente agradável — é uma base sólida que sustenta um amor duradouro.

Casais que investem na amizade estão a proteger-se mutuamente, a desfrutar de muitos mais momentos de prazer, estabilidade, conforto e satisfação durante a vida. Conseguem resistir às adversidades em conjunto, tornam-se mais flexíveis um com o outro e em sociedade e ainda são capazes de manter viva a chama do amor, a atração, a criatividade e uma intimidade gratificante, resumem os terapeutas de casal.