Atribuído desde 2008, o estatuto PME Líder tem contribuído para aumentar a visibilidade das empresas que se destacam nas suas áreas de atuação. A distinção é atribuída pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em conjunto com o Turismo de Portugal e várias entidades bancárias de referência. Além de conferir prestígio e notoriedade às empresas distinguidas, o Estatuto PME Líder permite o acesso a melhores condições de financiamento, ao catálogo formativo disponibilizado pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, bem como a um conjunto de outros benefícios.
No seguimento do anúncio das empresas distinguidas, o Município de Albufeira tem procurado assinalar a ocasião através da organização de uma sessão pública.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou a “mudança no modelo da cerimónia, que desta vez procurou fomentar mais o convívio e a troca de ideias entre empresas”. José Carlos Rolo saudou as empresas distinguidas, e destacou a sua importância para o desenvolvimento da economia do concelho. O autarca revelou ainda que, em 2024, Albufeira ocupou o segundo lugar nos concelhos com mais dormidas a nível nacional (apenas atrás de Lisboa), “um resultado que só se consegue com empresas de excelência”, sublinhou.
Antes do momento dedicado à entrega dos prémios às 54 PME que participaram na cerimónia, houve ainda tempo para várias intervenções. O vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do empreendedorismo agradeceu o “enorme contributo das empresas para a economia local”. Cristiano Cabrita destacou também o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido entre a autarquia e as empresas, e confessou estar seguro de que “continuaremos a caminhar lado a lado para tornar Albufeira num concelho de referência a nível nacional”.