Dicas

8 perguntas para conhecer alguém num primeiro encontro

 
Conhecer minimamente alguém não é uma tarefa fácil, seja qual for a base do relacionamento em causa, no entanto, os especialistas encontraram um conjunto de 8 perguntas-chave que podem facilitar a tarefa.

É um facto que deverá saber como ir colocando estas questões para que não pareça um interrogatório, ainda assim, numa qualquer conversa agradável, estas perguntas podem ajudar a conhecer melhor a outra pessoa, ao mesmo tempo em que orientam a conversa num sentido prazeroso para ambos. Não se esqueça de também ir dando a sua opinião num diálogo que se quer empático e, de fazer a sua análise mediante as respostas obtidas. Estas são as questões:
 
1. Se pudesse ter um superpoder, qual seria?
 
Esta é uma pergunta que pode parecer infantil, mas certamente que, pelo menos uma vez na vida, já todos nós paramos para pensar no assunto, especialmente com a admiração pelo mundo dos super-heróis que vivemos há vários anos. Além disso, esta questão permite-nos conhecer os desejos e medos dos outros, mesmo que seja de maneira muito subtil.
 
Para analisar a resposta do outro, tenha em conta se ele escolheu o poder da invisibilidade que traduz timidez, se gostaria de voar, o que revela gosto pela liberdade. Se a pessoa tiver o desejo de ler a mente das pessoas, isso poderá significar que é um pouco insegura. Mediante a resposta, o leitor saberá analisar e contextualizar a pessoa em causa tirando-lhe um retrato ainda que discreto, pois mediante as características do super-herói eleito assim será o que se esconde no seu inconsciente. Esta pode ser uma brincadeira divertida e descontraída para quem também se quer dar a conhecer, além de ter a vantagem de evitar discussões, pois trata-se da opinião de cada um.
 
2. Qual é o seu hobby favorito?
 
Os hobbies também revelam algo sobre as pessoas, pois mediante a sua preferência, é permitido realizar um retrato sobre o outro. Os jogos coletivos, por exemplo, denunciam uma personalidade mais sociável que um colecionador de selos ou de autocolantes. O mesmo se passa com quem opta pelos videojogos e quem gosta de dançar. Esta é mais uma questão que permite aferir os gostos do outro e respeitá-los.
 
3. Com que personagem histórica gostaria de jantar?
 
Esta é uma excelente pergunta para saber quais são as inquietudes da outra pessoa, quais são os personagens históricos mais relevantes para o outro e porquê. Esta questão também permite avaliar a cultura geral do outro e perceber se estão em sintonia. Imagine que a pessoa em quem está interessado gostasse de ter jantado com Albert Einstein, isso pode querer dizer que é um amante da física.
 
Se quisesse jantar com Gandhi, poderia ter um grande interesse pela espiritualidade.
 
Pense também nas suas respostas e porquê, pois assim a vossa conversa será muito mais agradável e enérgica!
 
4. Qual foi a maior loucura que já fez na vida?
 
Quando formulamos perguntas para conhecer melhor uma pessoa, pode ser que seja algo muito pessoal. No entanto, isso não só mostra interesse, como vai ajudar-nos a entender o que essa pessoa deseja para a sua vida. Além disso, nos mostrará se é uma pessoa com um espírito rebelde ou se prefere as situações mais estáveis e com poucas surpresas.
 
De forma livre e descontraída, esta questão pode revelar dados surpreendentes acerca do outro. Anote-os e faça a sua posterior análise. Lembre-se que uma pessoa rica nestas respostas, será sempre mais interessante e agradável para conviver.
 
5. Imagine que está numa máquina do tempo. Prefere viajar para o futuro ou para o passado?
 
Essa abordagem  permite-nos conhecer um pouco melhor as inquietações da outra pessoa. Se, por exemplo, ela escolher a Grécia Antiga ou Roma, pode ser uma pessoa com um forte interesse pela cultura. Se preferir as novidades e as surpresas da ciência, o normal será escolher viajar para o futuro. Sublinhamos que, as respostas são somente para serem analisadas, não criticadas, pois cada um deve sentir-se livre para dar a sua opinião e, esse é o real valor deste inquérito.
 
6. Que tipo de personalidade famosa gostaria de ser?
 
Em resposta a esta questão, escolher ser ator, cantor, cientista, político ou atleta  permite-nos saber que tipo de pessoa o nosso interlocutor mais valoriza. Uma pessoa que gostasse de ser uma investigadora famosa pode ser mais tímida e introvertida do que quem deseja ser uma estrela do rock. O mesmo se passa com alguém que não gosta da fama ou de celebridades e que se posiciona na descrição e num estilo de vida mais realista e contido.
 
7. Onde seriam as suas férias ideais?
 
Esta é uma das questões mais clássicas. Com  uma resposta sincera, podemos saber quais são as atitudes que a outra pessoa tem em relação à vida. Alguém que quer férias tranquilas pode ter muitas atividades no seu dia a dia e procurar o extremo oposto para relaxar e descansar. Mediante a resposta percebe-se se a pessoa tem muito ou pouco tempo livre, se é mais ansiosa ou tranquila, pois o destino de férias  favorito revela muito acerca da personalidade de cada um.
 
8. Qual é o seu filme favorito?
 
Essa pergunta pode ajudar-nos a saber mais sobre os gostos da outra pessoa, especialmente se perguntarmos sobre as séries ou filmes marcantes da sua infância. Dessa forma, poderemos saber como a pessoa cresceu e que personagens de ficção admirava quando era pequena. Tal como nas demais questões, o assunto serve de pretexto para desenvolver mais os temas, para se tornarem pessoas mais interessantes e próximas, pois nada melhor do que encontrar pontos em comum para que tal aconteça.
 
Naturalmente, este tipo de pergunta pode ser alterado e podem falar sobre livros,  obras de arte, entre outros assuntos, pois para além de se poderem conhecer melhor, isso abre caminho para a opinião de ambos em liberdade.
 
Fátima Fernandes